Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de Lei prevê multa para pais que não comparecerem a reuniões escolares

    há 11 anos

    O responsável deve ir à instituição de ensino, seja ela pública ou privada, pelo menos uma vez a cada dois meses.

    O pai ou responsável que não comparecer à escola e não acompanhar o desempenho de seu filho poderá ser punido. De acordo com o autor do projeto, senador Cristovam Buarque, a criança tem o direito de aprender e a participação dos pais é essencial nesse processo.

    A proposta de Lei 189/2012 prevê que o responsável deva comparecer na escola, seja ela pública ou privada, pelo menos uma vez a cada dois meses. Será considerada presença o comparecimento em reuniões de pais e mestres, ou conversas individuais com o professor, sempre atestadas pela direção da unidade estudantil. "A escola sozinha não consegue cumprir integralmente o papel de formadora, a educação não se faz apenas pela escola, isolada da responsabilidade e da ação dos pais no acompanhamento do desempenho de seus filhos", afirma o autor.

    As penalidades para o não cumprimento da Lei serão as mesmas previstas no Código Eleitoral para quem deixa de votar. Dentre elas, uma multa de três a dez por cento sobre o salário mínimo, além da proibição de inscrição em concurso público, receber remuneração ou participar de cargos públicos, solicitar empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo e obter passaporte ou carteira de identidade.

    Para o relator, senador João Capiberibe, o fato de os pais matricularem seus filhos em escolas não tira a responsabilidade deles de monitorar e acompanhar o desenvolvimento educacional da criança ou do adolescente.

    O projeto está pronto para ser votado na Comissão de Educação e, caso aprovado, vai para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em caráter terminativo.

    Fonte: Última Instância

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-preve-multa-para-pais-que-nao-comparecerem-a-reunioes-escolares/100156284

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)