Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresas de plano de saúde devem pagar por negar próteses importadas

    há 11 anos

    No caso, as rés não poderiam ter restringido o material do dispositivo que seria instalado no autor, pois esta decisão é cabível apenas ao médico que acompanha o caso do requerente.

    A Assistência Médica Internacional Ltda. (Amil) e a GEAP - Fundação de Seguridade Social deverão pagar indenização de R$ 24 mil a um funcionário público. O processo teve como relator o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante, da 7ª Câmara Cível do TJCE.

    Conforme os autos, no dia 12 de fevereiro de 2004, o paciente foi submetido à intervenção cirúrgica de urgência, com implante de stent. Durante o procedimento, realizado em hospital particular, foi detectado que outra artéria estava com 80% de obstrução. Os médicos resolveram esperar alguns meses para fazer nova avaliação e decidir se implantariam outra prótese.

    O exame, realizado em setembro daquele ano, detectou a necessidade de novo procedimento para implantar stent, substituindo a prótese que havia sido colocada em fevereiro. A Amil autorizou a cobertura de dispositivos convencionais. No entanto, segundo os médicos, o caso exigia o uso de materiais importados, considerados de melhor qualidade.

    Diante da situação, o homem resolveu utilizar os produtos mais indicados. Ele pagou a diferença (R$ 24 mil) entre o valor dos stents convencionais e importados. A cirurgia foi feita no dia 30 de outubro de 2004. A GEAP não foi acionada administrativamente.

    O cliente ingressou na Justiça contra as duas empresas, requerendo ressarcimento. Na contestação, a assistência médica argumentou que não é obrigada a fornecer stent importado. A fundação afirmou que teve conhecimento dos fatos somente quando citada judicialmente.

    Em 11 de dezembro de 2007, o juízo da 1ª Vara Cível de Fortaleza julgou improcedente o pedido. Para modificar a decisão, o paciente interpôs apelação no TJCE. Sustentou que o uso de equipamentos importados era necessário ao procedimento.

    Ao julgar o caso, a Câmara reformou a sentença e condenou, solidariamente, a Amil e a GEAP ao pagamento da quantia paga pelo segurado. O desembargador Francisco Bezerra Cavalcante afirmou que a negativa da Amil de custear apenas produto convencional não merece acolhimento. O magistrado ressaltou que o material adequado ao paciente é definido pelo médico, não pelo plano de saúde.

    O julgador explicou, ainda, que "o mesmo serve para a GEAP, ressaltado o fato de não ser impedido o autor de postular sua pretensão diretamente em juízo, sem utilizar-se da via administrativa

    Apelação nº: 0011825-23.2005.8.06.0001

    Fonte: TJCE

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-de-plano-de-saude-devem-pagar-por-negar-proteses-importadas/100175056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)