Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Planos de saúde poderão ter que cobrir tratamento domiciliar contra câncer

    há 11 anos

    O texto é baseado nas estatísticas atuais das terapias oncológicas, que atestam que 40% dos atendimentos hoje são feitos na casa dos próprios pacientes.

    Um projeto de lei que inclui na cobertura dos planos de saúde os tratamentos antineoplásicos (contra o câncer) de uso oral feitos em casa pode virar lei ainda este ano. De autoria da senadora Ana Amélia, a matéria já foi aprovada no Senado e tramita na Câmara, onde também já foi aprovada em uma das três comissões pelas quais deve passar. O texto altera a Lei 9.656/1998, que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde.

    Segundo a autora, há mais de dez anos os tratamentos oncológicos não eram feitos com medicamentos de uso domiciliar, como é feito atualmente. Os tratamentos em casa contra o câncer representam hoje cerca de 40% desses procedimentos.

    "Esses fatos demonstram a importância de esses tratamentos terem cobertura pelos planos de saúde o que não acontece hoje, transferindo boa parte desses pacientes e de seus custos assistenciais para o Sistema Único de Saúde", afirmou Ana Amélia.

    No Senado, o projeto foi aprovado com uma emenda, que acrescentou a obrigatoriedade de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas às coberturas dos tratamentos oncológicos por medicamentos de uso domiciliar.

    Na Câmara, a proposta já foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor, onde também foi alterada. Uma emenda, apresentada pelo relator, deputado Reguffe, alterou a definição de "tratamento quimioterápico oral" para "tratamento antineoplásico oral", para que o texto do projeto esteja coerente com o texto da ementa.

    O projeto agora segue para a Comissão de Seguridade Social e Família, onde terá a deputada Jandira Feghali como relatora, e, depois para a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara.

    Projeto de Lei nº: PL 3.998/2012 - PLS 352/2011

    Fonte: Senado

    Marcelo Grisa

    Repórter

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planos-de-saude-poderao-ter-que-cobrir-tratamento-domiciliar-contra-cancer/100303020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)