Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Açougue que não utilizava padrões sanitários é condenado

    há 11 anos

    Segundo a decisão, antes de abrir um estabelecimento do ramo, é necessário ter um conhecimento prévio da legislação que regulamenta as atividades daquela prática.

    A 3ª Câmara Criminal do TJ condenou a proprietária de um açougue por não utilizar os padrões sanitários na conservação dos produtos. A pena inicial foi de dois anos de detenção, todavia, ela foi substituída por prestação de serviços à comunidade, mais multa.

    A defesa do réu tentou a nulidade da ação por falta de perícia, e também arguiu pela absolvição ou redução da pena, alegando que não era de conhecimento da comerciante que o delito era passível de penalização.

    Os magistrados negaram as alegações da defesa, e alegaram que a comercialização de carnes em desacordo com as normas impostas, configura crime. A ré era microempresária e responsável por um açougue onde estavam os produtos, sem nenhum controle de fiscalização das autoridades governamentais.

    O relator do recurso, desembargador substituto Leopoldo Augusto Brüggemann, disse que o ramo de negócio em questão é uma atividade que exige observância das normas legais. Nos autos constam que durante vistoria, foram encontradas dezenas de porções de diversos tipos de carnes sem o devido selo de fiscalização, nem qualquer informação acerca da origem, o que as torna impróprias ao consumo.

    Também foi alegado que antes de abrir um estabelecimento, é necessário ter um conhecimento prévio da legislação, para sua regular e correta prática. "Não se pode produzir, manipular e vender produtos alimentícios de maneira principiante, sem os cuidados necessários", acrescentou Leopoldo. A votação foi unânime.

    Apel. Cível nº: 2012.053577-5

    Fonte: TJSC

    João Henrique Willrich

    Jornalista

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acougue-que-nao-utilizava-padroes-sanitarios-e-condenado/100318264

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)