Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa deverá indenizar passageiro abordado indevidamente por fiscais

    há 11 anos

    O entendimento é de que a conduta da ré ofendeu severamente direitos da personalidade do autor, relativos à sua honra, dignidade e imagem, causando-lhe grave e indiscutível humilhação.

    A Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda. deverá indenizar em R$ 7 mil, a título de danos morais, um passageiro que foi abordado de maneira indevida por um fiscal de terminal de ônibus. A decisão é do juiz titular da 13ª Vara Cível de Campo Grande, Alexandre Corrêa Leite.

    O autor narrou que, ao retornar do trabalho para sua residência, desceu de um coletivo da Empresa Jaguar, no terminal Aero Rancho, e se dirigiu ao banheiro antes de embarcar em outro veículo da mesma empresa. Ele afirmou que foi abordado de forma desrespeitosa pelo fiscal, que o impediu de entrar no sanitário, alegando que ele não havia pagado a passagem. Mesmo explicando a situação, o impetrante continuava sendo acusado pelo funcionário na frente de outros usuários. Após a chegada da Polícia Militar, os empregados teriam afirmado que confundiram a pessoa abordada. Em razão do constrangimento sofrido, solicitou a condenação da ré ao pagamento de indenização por danos morais.

    Em contestação, a acusada informou que, após o requerente se esclarecer, os fiscais se desculparam, mas que, ainda assim, ele chamou a Polícia. Ela também aduz que os PMs disseram que a abordagem fazia parte do trabalho dos agentes e que não houve nenhum abuso. Defende que não estão presentes os requisitos para ensejar a responsabilidade civil e que seus funcionários agiram em exercício regular de direito.

    O juiz analisou que "por meio desses relatos é possível concluir com razoável grau de certeza que os fatos se deram, de forma geral, da maneira como foram relatados na inicial, ao menos no que concerne à abordagem do autor realizada pelos funcionários da ré. Dessarte, assentados os acontecimentos, resta consignar que a conduta da ré configurou ação contra direito, causadora de dano ao autor. Realmente, dentre as ações que representam a infração de um dever e, portanto, podem caracterizar ato ilícito, estão aquelas que decorrem do abuso de direito

    Para o magistrado,"dentro, pois, da miríade de causas possíveis para o dano moral, é inquestionável que a conduta da ré, já anteriormente descrita, ofendeu severamente direitos da personalidade do autor, relativos à sua honra, dignidade e imagem, causando-lhe grave e indiscutível humilhação

    Processo nº: 0023659-45.2011.8.12.0001

    Fonte: TJMS

    Mel Quincozes

    Repórter

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-devera-indenizar-passageiro-abordado-indevidamente-por-fiscais/100341632

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)