Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Poder público tem os mesmos direitos e deveres que particulares em contratos de locação

    há 11 anos

    Como os consertos no local alugado apenas ocorreram três meses após a primeira tentativa de quitação das parcelas, a proprietária requereu as parcelas desse período judicialmente.

    A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi condenada ao pagamento de aluguéis, contas de água e energia de imóvel alugado em 16 de março de 2000, por um ano, para um funcionamento de repartição do Distrito Sanitário de Pedreiras (MA). O recurso da entidade foi negado pela 3ª Turma Suplementar do TRF1.

    O órgão alega que notificou a proprietária da rescisão do contrato, realizou reparos no imóvel e solicitou à Gerência de Desenvolvimento Regional de Pedreiras que liquidasse as despesas de aluguel. Entretanto, a autora não compareceu para assinatura do termo e, portanto, a Funasa requereu, por meio do recurso, a improcedência do pedido da apelada para que prevaleça o interesse público.

    O relator convocado, juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, explicou que, apesar dos argumentos apresentados, a própria Funasa informa que a proprietária se recusou a assinar a rescisão contratual. A alegação dela é de que o imóvel estava em estado de depreciação, que os reparos só foram providenciados em fevereiro de 2001, e que o termo de rescisão do contrato só foi realizado em 16 de janeiro de 2001.

    O julgador declarou, em sua decisão: "É bom lembrar que o locatário é obrigado a restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal. Assim, entendo que a autora tem razão ao pretender o pagamento dos aluguéis e demais encargos da locação, tais como despesas de consumo de água e luz, relativos aos meses de novembro e dezembro de 2000 e janeiro de 2001, visto que a rescisão contratual operou-se, de fato, em fevereiro de 2001

    O magistrado ressaltou, ainda, que, em contratos de locação, salvo nas hipóteses específicas previstas na lei do inquilinato, a administração pública equipara-se ao particular em direitos e obrigações.

    Assim decidiu o relator negar provimento à apelação da Funasa e manter, integralmente, a decisão de 1º grau.

    Processo nº: 0001126-44.2001.4.01.3700

    Fonte: TRF1

    Marcelo Grisa

    Repórter

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/poder-publico-tem-os-mesmos-direitos-e-deveres-que-particulares-em-contratos-de-locacao/100343360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)