Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Incompetência relativa não pode ser declarada de ofício

    há 11 anos

    Esse fator, ao ser determinado em razão do foro de eleição, e sendo de natureza territorial, demanda argüição por meio de exceção, como consigna o Código de Processo Civil.

    O Juízo da Vara Única da Subseção Judiciária de Formosa (GO) é competente para julgar ação monitória movida pela Caixa Econômica Federal (CEF), com domicílio em Brasília (DF), contra a empresa L.A. Consultoria S/C Ltda., domiciliada no Novo Gama (GO). Esse foi o entendimento da 3ª Seção do TRF1, ao analisar conflito negativo de competência suscitado pelo Juízo da Vara Única da Subseção Judiciária de Formosa em face do Juízo da Vara Única da Subseção Judiciária de Luziânia (GO).

    A ação da CEF foi originariamente proposta perante a Subseção Judiciária de Formosa, tendo o órgão determinado a remessa dos autos à Subseção Judiciária de Luziânia, com fundamento no fato de que as rés não possuem residência local, mas em Brasília e Novo Gama, respectivamente, e que a Subseção de Luziânia detém jurisdição sobre o município onde reside o réu principal.

    A Subseção de Luziânia devolveu os autos à entidade originária, ao fundamento de que "a competência, no caso, é da Justiça Federal, e definida pelo critério territorial, já que a ação é fundada em direito pessoal. Assim, tratando-se o caso de incompetência relativa, a qual não pode ser declinada de ofício, mas somente por meio de arguição de exceção de incompetência, entendo que houve a prorrogação da competência para o Juízo onde a ação foi proposta

    Ao analisar o conflito, o relator, juiz federal convocado Paulo Ernane Moreira Barros, concordou com a fundamentação apresentada pela Subseção de Luziânia. Segundo o magistrado, a jurisprudência do TRF1 está consolidada no sentido de que o Provimento COGER nº 19/2005 que determinou a redistribuição, em razão da instalação de novas varas federais, dos processos que se encontrassem em tramitação e que fossem alcançados pela jurisdição territorial da nova vara se aplica, tão somente, aos processos em tramitação no momento da instalação do novo órgão do Judiciário.

    Nesse sentido, afirmou:"a competência fixada em razão do foro de eleição, sendo de natureza territorial e, portanto, relativa, não pode ser declinada de ofício, havendo de ser arguida por meio de exceção, nos termos do art. 112, do CPC

    Com tais fundamentos, a Seção, de forma unânime, conheceu do conflito e declarou a Subseção Judiciária de Formosa competente para julgar o caso em questão.

    Processo nº: 0070587-62.2012.4.01.0000/GO

    Fonte: TRF1

    Marcelo Grisa

    Repórter

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incompetencia-relativa-nao-pode-ser-declarada-de-oficio/100403401

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)