Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Candidato com experiência profissional não reconhecida poderá ter nota final revista em concurso

    há 10 anos

    Após ser classificado nas provas objetiva e teórico-prática, o agravante tentou somar pontos na prova de títulos, apresentando cópias dos registros profissionais constantes na carteira de trabalho (CTPS). Como os documentos vieram desacompanhados das páginas de identificação da CTPS, a banca examinadora rejeitou os comprovantes. Com isso, a nota final deixou o concorrente na 13.ª posição.

    Um candidato aprovado em concurso público promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) teve garantida a sua nomeação em cargo público, por meio de liminar emitida pelo desembargador federal João Batista Moreira, do TRF1. A decisão determina que a nota final do candidato seja revista, considerando a prova de títulos por ele apresentada.

    O edital previa o preenchimento de seis vagas para o cargo de assistente em administração na cidade de Jataí. Após ser classificado nas provas objetiva e teórico-prática, o agravante tentou somar pontos na prova de títulos, apresentando cópias dos registros profissionais constantes na carteira de trabalho (CTPS). Como os documentos vieram desacompanhados das páginas de identificação da CTPS, a banca examinadora rejeitou os comprovantes. Com isso, a nota final deixou o concorrente na 13.ª posição.

    Insatisfeito, o candidato ingressou com mandado de segurança na Justiça Federal alegando que a restritiva imposta pelo Centro de Seleção da UFG feriu os princípios da isonomia, da dignidade da pessoa humana e da razoabilidade. Argumentou que, se a experiência profissional fosse reconhecida, poderia ter se classificado na 3.ª ou 4.ª posição, o que lhe garantiria a posse no cargo. Em 1ª instância, contudo, o Juízo da 1.ª Vara Federal em Goiânia (GO) negou a liminar.

    O caso chegou, então, ao TRF em forma de agravo de instrumento. Ao apreciar o recurso, o desembargador federal João Batista Moreira deu razão ao candidato por entender que ele não falhou em comprovar a experiência profissional exigida na prova de títulos. "As páginas de identificação [da CTPS] em nada alteram a situação do candidato: a experiência profissional estava, desde sempre, provada pelas anotações dos contratos de trabalho", pontuou.

    O magistrado frisou que, ao invés de rejeitar os documentos, o Centro de Seleção deveria ter convocado o candidato a apresentar as cópias ausentes. "Isso em nada feriria o princípio da isonomia, porquanto o próprio edital, ao que consta, prevê a possibilidade de juntada, a posteriori, de documentos e/ou outros dados para conferência ou esclarecimentos

    Dessa forma, João Batista Moreira concedeu a liminar que obriga a banca examinadora a efetuar a recontagem dos pontos na prova de títulos, considerando os contratos de trabalho.

    Processo n.º 0059237-43.2013.4.01.0000

    Fonte: TRF1

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidato-com-experiencia-profissional-nao-reconhecida-podera-ter-nota-final-revista-em-concurso/112145033

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)