Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Rapaz indevidamente acusado de furtar tênis em shopping será indenizado

há 10 anos

O autor passeava em um estabelecimento comercial quando foi abordado e conduzido até uma sala por policiais militares e por um segurança de uma loja de departamentos, sob acusação de furtar a mercadoria.

Foi fixada indenização por danos morais, no valor de R$ 15 mil, a rapaz humilhado em um shopping center após ter comprado, pago e calçado um par de tênis. Segundo o processo, ele passeava no shopping, quando foi abordado e conduzido até uma sala por policiais militares e pelo segurança de uma loja de departamentos, sob acusação de furtar a mercadoria. A suspeita foi levantada porque o rapaz calçou o tênis ainda no interior da loja, e prosseguiu com o passeio. O autor narrou que, convidado a prestar esclarecimentos, voltou ao estabelecimento e mostrou o cupom fiscal, que comprovou o pagamento do produto.

A decisão é da 3ª Câmara de Direito Civil do TJSC. Para o relator do caso, desembargador Marcus Tulio Sartorato, o próprio fato de a abordagem ter ocorrido em local público e movimentado, com a condução do jovem escoltado por dois policiais militares fardados e um segurança até uma sala reservada, já obriga a ré a indenizar a vítima pelo constrangimento causado.

"A indenização a título de danos morais, assim, visa a compensar a dor experimentada pela vítima, quando sujeita a situações vexatórias que maculem o seu íntimo, provocando-lhe um desagravo em sua personalidade. Além do mais, os prejuízos resultantes do fato narrado e comprovado pelo autor são presumidos, dispensando a produção de outras provas e a verificação de perdas materiais", anotou o relator.

A decisão foi unânime e reformou parcialmente a sentença, que arbitrara a indenização em R$ 25 mil. O relator aplicou os princípios da razoabilidade e proporcionalidade para fixar o montante indenizatório.

Apelação Cível: 2013.076723-4

Fonte: TJSC

  • Publicações25933
  • Seguidores83
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1195
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rapaz-indevidamente-acusado-de-furtar-tenis-em-shopping-sera-indenizado/112233000

Informações relacionadas

Paloma Fiama, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo: Petição de Expedição de alvará de transferência de valores

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

tinham que divulgar que loja fez isso para que gente tome cuidado com ela. continuar lendo

Provavelmente um não caucasiano. Em lojas "finas" o balconista as vezes tem situação econômica pior e nos olha como se fossemos baratas ou meliantes. Possivelmente nos espelha em sua família. É uma pena o judiciário brasileiro perder oportunidades como esta de começar a mudar nossa terra. Desse uma multa pesada por danos morais e assustaria os demais a não precipitar-se em situações análogas. continuar lendo

a loja deveria pagar muito mais ao rapaz!!!aposto que é um trabalhador honeso, de família simples, se fosse um filhinho de papai não tinha sido abordado, a pessoa que o viu colocando o tênis no interior da loja e saindo julgou isso....a aparência...com certeza. continuar lendo

Ficou barato!

É uma bagatela.

Sou daqueles que para a comprovação de um dano moral, deve sim haver um liame entre o fato e o resultado na vítima, que deve ser um gravame à sua imagem, de preferência pública.

Esse fato lastimável que considero para o dano moral restou claríssimo no caso, sendo indiscutível o dano moral experimentado.

Apenas considero irrisório o valor estipulado a título de compensação. continuar lendo