Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ofensa em rede social gera indenização por danos morais

    há 13 anos

    Uma mulher teve mantida a sentença de 1ª instância que a condena a indenizar duas outras por tê-las ofendido na rede de relacionamentos Orkut. Ao julgar o recurso interposto pela reclamada, a 2ª Turma Cível do TJDFT diminuir o valor de R$ 2 mil para R$ 1 mil para cada vítima de ofensa.

    As autoras do processo, mãe e filha, relatam que a ré postou várias mensagens no Orkut, referindo-se as duas de forma bastante ofensiva, com palavras e expressões de baixo calão, em diversas oportunidades. Que o fato levou à instauração de procedimento criminal, no qual, por meio de acordo judicial, a ofensora se comprometeu a não mais incomodá-las. Na área cível, no entanto, requerem indenização pelos danos morais sofridos.

    A ré contestou o pedido de indenização, alegando que diante do acordo realizado não era legítimo que respondesse por danos morais. Segundo ela, ao renunciarem ao direito de queixa na área criminal, as ofendidas teriam perdido o direito de agir civilmente. Argumentou, ainda, que o prejuízo sofrido pelas autoras não configurou abalo a honra e sim mero dissabor.

    A reclamada alegou que no meio em que foram propagadas as supostas injúrias não há nome de ninguém, além de ter ressaltado que o site tem acesso restrito. Para os magistrados, os argumentos são improcedentes, pois o dano à honra subjetiva pode se caracterizar independentemente do conhecimento do fato por terceiros. Ademais, o site de relacionamentos é acessível a incontáveis pessoas e apto para divulgar informações.

    Para a 2ª Turma Cível, a postagem de mensagens ofensivas na rede social gera dano moral, sendo irrelevante tratar-se de site restrito. Segundo os desembargadores, a injúria praticada pela internet, por meio de reiteradas mensagens ofensivas, excede aos meros dissabores diários, tanto que é tipificada como crime no artigo 140 do CP.

    A decisão foi unânime e não cabe mais recurso. (processo: 200701014929)

    Fonte: TJDFT

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ofensa-em-rede-social-gera-indenizacao-por-danos-morais/2455841

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)