Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Banco é responsável por deixar de verificar regularidade de endosso de cheque

    há 13 anos

    O Banco Bradesco S/A foi responsabilizado por não ter verificado uma série de endossos de cheques nominais à Prefeitura de São Paulo (SP). A sentença foi proferida pela 4ª Turma do STJ, em julgamento de recurso de contribuinte que pedia o reconhecimento da prática de ato negligente por parte da instituição, que, ao aceitar o endosso de dois cheques administrativos e nominais à prefeitura, deixou de impedir uma operação fraudulenta.

    De acordo com os autos, a Prefeitura recebeu os dois cheques administrativos do Banco Bradesco S/A e emitiu os recibos de quitação do debito do IPTU. Ao renovar as certidões de debito, o contribuinte descobriu que os pagamentos não foram concretizados. Os cheques foram depositados em conta particular de terceiros, no Banco do Brasil.

    Em 1ª instância, o juiz fixou indenização por danos morais, sob a alegação de que o prejuízo não se restringiu apenas à perda dos valores dos cheques. O suposto não pagamento do IPTU rendeu ao contribuinte multas, juros e correção monetária cobrados pela prefeitura. O Banco do Brasil foi condenado ao pagamento de mais de R$ 400 mil de indenização.

    Inconformado, o banco alegou que não possui responsabilidade por eventuais perdas sofridas pelo autor. O TJSP atendeu o recurso do Banco do Brasil que alegava apenas ter recebido os cheques e os encaminhado à Câmara de Compensação para que o Banco Bradesco pagasse, ou não, os títulos.

    No recurso ao STJ, o contribuinte afirmou que ouve sim falha do Banco do Brasil na prestação do serviço que deveria conferir a regularidade dos endossos, incluindo a legitimidade dos endossantes. Pediu que fosse restabelecida a sentença de 1º grau já que o artigo 39 da Lei do Cheque prevê a obrigação tanto do banco sacado, quanto do banco apresentante do cheque, de verificar a série de endossos.

    Ao analisar a questão, o relator, ministro Aldir Passarinho Junior, afirmou que situação mais incomum do que a do caso em exame, em que a municipalidade endossa cheque para depósito na conta poupança de particulares, não há. Falhou o banco depositante em não verificar o endosso do cheque.

    Em seu voto, o ministro afastou a ilegitimidade passiva do Banco do Brasil, determinando o retorno dos autos ao TJSP para o prosseguimento do julgamento, e ressaltou que a instituição bancária pode entrar com processo contra o município paulista ou o Bradesco. Por unanimidade, os ministros seguiram o voto do relator. (Resp 989076)

    Fonte: STJ

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-responsavel-por-deixar-de-verificar-regularidade-de-endosso-de-cheque/2629107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)