Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudantes têm direito ao financiamento pleno dos estudos

    há 12 anos

    Fundo do Ensino Superior permite o custeio total, mas a universidade cadastrada no programa do MEC ofereceu aos requerentes apenas a metade disso no momento da adesão.

    Um mandado de segurança foi concedido a dois estudantes para que alterem o percentual de financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) de 50 para 100% dos valores das mensalidades escolares. Os estudantes recorreram à 5ª Turma do TRF1 após terem o pedido negado pelo juízo da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Tocantins.

    No recurso, sustentam que, no momento em que aderiram ao fundo, foi-lhes concedido desconto de 50% nas mensalidades. "Ocorre que alterada a legislação de regência (Lei 10.260/2001), por meio da Lei 11.552/2007, o percentual a ser concedido passou a ser de até 100%", alegam os estudantes, ao requerer a alteração do percentual.

    O relator, desembargador federal Souza Prudente, ao julgar o processo, acatou os argumentos dos estudantes. "Nos termos do art. da Lei n. 10.260/2001, com alteração dada pela Lei 11.552/2007, são passíveis de financiamento pelo FIES até 100% dos encargos educacionais cobrados dos estudantes por parte das instituições de ensino superior devidamente cadastradas para esse fim pelo MEC, em contraprestação aos cursos de graduação, de mestrado e de doutorado em que estejam regularmente matriculados", destacou o relator em seu voto.

    No entendimento do desembargador, "não há na referida lei qualquer vedação ou requisitos para a concessão do percentual almejado pelos estudantes, a caracterizar, na espécie, a abusividade e ilegalidade da restrição imposta em norma infralegal, em manifesta violação ao princípio da hierarquia das leis

    O magistrado finalizou seu voto ressaltando que, segundo o art. 5º da Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, quando da aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.

    Com essas considerações, a 5ª Turma, de forma unânime, deu provimento à apelação para conceder a segurança pretendida, no sentido de assegurar aos impetrantes a concessão do financiamento de 100% dos encargos educacionais de seus respectivos cursos superiores.

    Processo nº: 0003157-36.2008.4.01.4300

    Fonte: TRF1

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-tem-direito-ao-financiamento-pleno-dos-estudos/3170196

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)