Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Resolução da Anatel que limita internet prejudica o consumidor”, afirma Lamachia

    há 8 anos

    “É inaceitável que uma entidade pública destinada a defender os consumidores opte por normatizar meios para que as empresas os prejudiquem”. A conclusão é do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ao tomar conhecimento da resolução cautelar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicada no Diário Oficial da União. A medida impõe às empresas telefônicas condições para implantar novo modelo de prestação de serviços.

    “Ao editar essa resolução, a Anatel nada mais fez do que informar às telefônicas o que elas devem fazer para explorar mais e mais o cidadão. A resolução editada fere o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor. A Anatel parece se esquecer que nenhuma norma ou resolução institucional pode ser contrária ao que define a legislação”, apontou Lamachia.

    Ele lembrou também que a alteração unilateral dos contratos feitos pelas empresas, respaldada pelo artigo 52 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), encontra-se em “total desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e na imutabilidade dos contratos em sua essência”.

    Na mesma linha, Lamachia criticou o novo modelo de prestação de serviços proposto, que, segundo ele, afasta do mercado as novas tecnologias de streaming, por exemplo, termo que define a transmissão ao vivo de dados através da internet. “São medidas absolutamente anticoncorrenciais”, completou.

    OAB/RS soma com CFOAB

    O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, adiantou que a seccional vai criar uma comissão para mapear a limitação de serviços de internet no Estado. O trabalho conjunto será realizado pelas Comissões de Defesa do Consumidor; de Direito da Tecnologia da Informação; de Serviços Públicos; de Acesso à Justiça; do Pacto Federativo e Controle Social; e de Acompanhamento Legislativo.

    “Nosso objetivo é debater o tema com instituições parceiras, como o Procon Porto Alegre e Estadual. Vamos reeditar o movimento de 2012 cobrando qualidade da prestação de serviços pelas telefonias”, afirmou Breier.

    Processo eletrônico

    No entendimento de Lamachia, a limitação dos serviços anunciada pelas teles, bem como a resolução da Anatel ampliam os entraves existentes hoje ao uso pleno do Processo Judicial eletrônico. “Como se não bastasse a péssima qualidade do serviço oferecido e a limitação do acesso fora dos grandes centros, o corte da internet poderá vir a ocasionar o impedimento dos advogados utilizarem o PJe. É um absurdo que o acesso à justiça seja tolhido com a conivência da agência que deveria defender o direito do consumidor”, frisou Lamachia.

    Legislação

    O Marco Civil da Internet (Lei Federal nº 12.965/2014) define, em seu artigo 7, que a internet só pode ser cortada por inadimplemento. A alteração dos modelos de prestação de serviços e as referidas cobranças, por sua vez, estão previstas na Resolução Anatel 614/2013, artigo 63, parágrafo III.

    Atuação da OAB/RS pela qualidade dos serviços

    Após requerimento da OAB/RS, Procon-POA aplica multa em telefônicas

    OAB/RS requer ao Procon-POA multa e nova suspensão de vendas de novas linhas telefônicas

    Operadoras de telefonia se comprometem com melhorias e Procon libera vendas na Capital

    OAB/RS requer ao Procon-RS a suspensão temporária da venda de linhas telefônicas e de internet 3G em todo o RS

    Operadoras de celular não reconhecem problemas de cobertura em Porto Alegre

    OAB/RS ingressa na Justiça contra companhias de telefonia celular

    Fonte: OAB/RS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resolucao-da-anatel-que-limita-internet-prejudica-o-consumidor-afirma-lamachia/326377583

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)