Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

A nova geração da advocacia é feminina

há 7 anos

Até novembro, 4.960 profissionais prestaram compromisso no ano de 2016 e receberam a carteira de advogados, em todo o Rio Grande do Sul. Exatamente no ano marcado pelas comemorações e ações do ano da mulher advogada na OAB, elas foram maioria ao ingressarem na Ordem gaúcha, com um total de 2.806, mais da metade do número integral.

2016 foi instituído o ano da mulher advogada no Conselho Federal e em todas as seccionais do País. No âmbito da OAB/RS, a instituição, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), promoveu diversas atividades, entre elas, Conferências Regionais em todo o Estado, com discussão de pautas como a rede de proteção e cuidado para enfrentamento da violência contra as mulheres e o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o número de advogadas vem crescendo a cada ano e a OAB/RS está buscando novas frentes e ações para a sua valorização. “Recentemente, ampliamos o auxílio-natalidade para mulheres inscritas na Ordem gaúcha, não sendo mais necessário ela estar inscrita há dois anos na instituição. Também estamos trabalhando no âmbito legislativo, pois já está para sanção presidencial o projeto que aprova a suspensão de prazos por 30 dias para advogadas que tiveram filho”, afirmou.

O dirigente também acrescentou outras medidas tomadas pela Ordem. “Desde 2012, tornamos a Comissão da Mulher como permanente dentro da nossa estrutura. Também adotamos a resolução do Conselho Federal da OAB para que tenhamos, no mínimo, 30% de cada gênero na composição do Conselho Pleno”, frisou.

A presidente da CMA, conselheira seccional Beatriz Peruffo, frisou que a Ordem busca dar todo apoio às mulheres advogadas. “Já debatemos a violência sexual contra a mulher e a cultura do estupro. Também reunimos todas as mulheres advogadas do Estado na Conferência Estadual, onde discutimos a valorização da advocacia feminina e os direitos humanos da mulher”, salientou.

Peruffo abordou o novo projeto da Ordem gaúcha para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Durante os atendimentos, a Comissão irá dar o apoio às advogadas, orientando-as sobre os procedimentos jurídicos disponíveis a serem adotados. Mulheres que não são advogadas também podem entrar em contato para serem encaminhadas à RedeLilás. Entrem em contato pelo número (51) 3287.1800”, finalizou.









Fonte: OAB/RS

  • Publicações25933
  • Seguidores83
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações474
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-nova-geracao-da-advocacia-e-feminina/417609455

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que bom, maior sensibilidade, dedicação e competencia! Salve as advogadas. A OAB deveria dar maior espaço a estas profissionais em seus quadros.

"Interesses diferentes podem ter uma solução comum" continuar lendo