Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Menores têm direto a leitos em ala psiquiátrica

    há 12 anos

    A tutela antecipada para a constituição foi mantida, por ser prevalente o direito à saúde em relação ao interesse patrimonial do ente público.

    O Estado de Santa Catarina está obrigado a implantar, em 60 dias, leitos na ala psiquiátrica para crianças e adolescentes de hospital de Joinville. Os desembargadores da 2ª Câmara de Direito Público do TJSC fixaram multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da ordem.

    O governo estadual arguiu que a Vara da Infância e Juventude não é competente para processar tal ação, cujo foro deve ser Florianópolis, e não Joinville. Alegou, ainda, afronta ao princípio da separação dos Poderes. Tudo foi rejeitado pelo órgão julgador.

    Para o relator do agravo, desembargador Nelson Schaefer Martins, o MP ajuizou corretamente a ação civil pública naquela unidade judicial, pois a competência para a matéria em questão é absoluta, visto que o "pedido foi fundado na proteção direta aos interesses difusos ou coletivos das crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos". O magistrado explicou que os art. 148, 208 e 209 da Lei 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) indicam que o Estado deve assegurar aos menores o direito fundamental e indisponível à saúde.

    Os autos narram que, desde 2009, existe um contrato prevendo recursos humanos e financeiros para constituir o pedido. A Câmara entendeu que não há ofensa à separação de potências referida, já que a obrigação de assegurar proteção a direito fundamental "não pode ser obstada por regras orçamentárias e licitatórias".

    Os julgadores decidiram que o princípio da reserva do possível, defendido pelo governo estadual, esbarra na garantia constitucional do mínimo existencial, decorrente, por seu turno, do princípio fundamental da dignidade humana. A tutela antecipada foi mantida, por ser prevalente o direito à saúde em relação ao interesse patrimonial do ente público. "A Constituição da República preceitua como valor maior o princípio da dignidade da pessoa humana, e por isso a atuação estatal deve garantir o mínimo existencial, o que significa assegurar o direito fundamental à saúde", encerrou Martins.

    Processo nº: AI

    Fonte: TJSC

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menores-tem-direto-a-leitos-em-ala-psiquiatrica/100031213

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)