Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Transferência de jazigo é autorizada

    há 12 anos

    O entendimento é de que não há empecilhos, uma vez que o deslocamento será somente do caixão, sem abertura, dentro do mesmo cemitério e, obrigatoriamente, respeitando as medidas e precauções sanitárias julgadas necessárias pelas autoridades competentes.

    Uma família recebeu, após apelação, a autorização para a transferência de um corpo em caixão fechado entre jazigos, afastando o atendimento ao prazo quinquenal previsto em lei. O caso foi analisado pela 4ª Turma Cível do TJDFT. A decisão foi unânime.

    O viúvo e seus filhos pleiteavam alvará judicial para trasladarem o corpo da mãe para outro jazigo, em razão desta ter sido enterrada em um emprestado. Afirmam que o pai, aos 75 anos e acometido de câncer, se encontra desolado ante a possibilidade de não poder ser sepultado junto com a falecida esposa com quem viveu por 48 anos, visto que a administração do cemitério informou da impossibilidade da remoção do corpo antes de transcorrido o prazo de cinco anos.

    Baseado na Lei Distrital nº 2.424/99, regulamentada pelo Decreto nº 20.502/99, que dispõe sobre o tema, o juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública negou o pedido, ao entender que, "o fundamento que enseja a criação de um lapso temporal pela norma é a proteção da saúde pública, uma vez que abertura do jazigo exporá uma gama de pessoas, que manterão contato com o corpo, e possibilitará eventual contaminação. Não podemos olvidar que a mudança de jazigo trata-se no fundo de uma mera comodidade para a família. Portanto, neste conflito deve ser privilegiada a saúde pública, porquanto é um bem coletivo e de interesse de todos".

    Diante desse quadro, o desembargador relator afastou a hipótese de mera comodidade e considerou pertinente a apreensão dos familiares e a angústia do autor, não somente pela sua idade avançada e seu quadro de saúde, mas também pelo inconveniente de se esperar o transcurso do prazo da transferência administrativa, havendo a possibilidade de prorrogação por igual período, caso venha a falecer algum parente da proprietária do jazigo ou ela própria.

    Assim, considerando que os apelantes não pretendem analisar ou ter acesso aos restos mortais da mulher, mas tão somente pleiteiam o exercício do direito ao corpo alheio morto, os magistrados afirmaram não haver óbice ao deslocamento, pois a transferência será somente do caixão, sem abertura, dentro do mesmo cemitério e, obrigatoriamente, respeitando as medidas e precauções sanitárias julgadas necessárias pelas autoridades competentes.

    Processo nº: 20100112091685APC

    Fonte: TJDFT

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transferencia-de-jazigo-e-autorizada/100112792

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)