Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Transexual recebe autorização para mudar de nome

    há 11 anos

    De acordo com a decisão, o elenco probatório não deixa dúvida de que o autor é mulher em sua plenitude física, mental e, agora, juridicamente.

    Um homem, que já havia feito a cirurgia para mudança de sexo, foi autorizado a alterar o nome e o gênero no seu registro civil. A decisão é do juiz Luís Cláudio Chaves, titular da 4ª Vara de Família do TJAM.

    O autor da ação é um transexual, que já havia realizado uma vaginoplastia na Europa e que solicitou a mudança no registro, alegando constrangimentos sofridos em órgãos públicos e privados quando apresentava documentos constando nome masculino. Ele entrou com o pedido de alteração no TJRO, mas o processo foi arquivado, pois o autor estava no Exterior. Inicialmente, a ação tramitou na Vara de Registros Públicos, cujo juiz a encaminhou para redistribuição a Vara de Família, alegando incompetência para análise e julgamento, pois não se referia a mera retificação de registro.

    Segundo o sentenciante, a decisão foi tomada após emissão de laudo médico e relatório psicológico, com parecer favorável do Ministério Público do Estado (AM), e com base nos artigos e da Constituição, que tratam da dignidade da pessoa humana e da inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem. O relatório aponta que, após ter "passado por todo um processo de acompanhamento psicológico, procedimento irreversível com a intervenção cirúrgica, além de sua total negação à identidade biológica anterior do sexo masculino, não o deixar regularizar sua atual identidade sexual poderá levá-lo a praticar possíveis atos irreversíveis e sofrimentos imensuráveis".

    Na decisão, o magistrado diz que o forte abalo emocional diante da discordância entre sua vida social e sua identidade pessoal reforça a alteração no registro. "O elenco probatório não deixa dúvida alguma: o autor é mulher em sua plenitude física e mental e, no que depender de mim, também o será juridicamente", afirma ele, citando jurisprudência de casos semelhantes no Brasil, ocorridos no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

    O número do processo não foi divulgado pelo Tribunal.

    Fonte: TJAM

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transexual-recebe-autorizacao-para-mudar-de-nome/100170468

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)