Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Racismo gera indenização por dano moral a empregado

    há 11 anos

    O autor contou que foi agredido verbalmente de forma reiterada por colegas de trabalho, com palavras e expressões racistas.

    Uma empresa do ramo de mineração foi condenada ao pagamento de R$ 20 mil, a título de danos morais, a um funcionário negro que sofreu racismo no ambiente de trabalho. O caso foi analisado pela 1ª Turma do TST, que manteve a decisão do TRT12 (SC).

    O soldador contou que, durante os cinco anos em que trabalhou na firma, entre 2004 e 2009, foi reiteradamente agredido verbalmente por colegas, com palavras e expressões racistas.

    Com base nos depoimentos de testemunhas, o juízo reconheceu a ofensa praticada contra o requerente e, avaliando que a ré foi omissa no ocorrido, condenou-a ao pagamento de indenização por dano moral. Tendo o Regional negado provimento ao recurso da acusada e mantido a quantia deferida na sentença, ela recorreu ao TST, alegando que o valor era excessivo. Sustentou, também, que sempre prezou pelo bem-estar dos empregados e que não sabia das ofensas à vítima.

    Ao examinar o recurso, o relator, ministro Lelio Bentes Corrêa, afirmou que a alegação da empresa "não encontra respaldo no artigo 896, § 6º, da CLT, que trata das hipóteses de cabimento de recurso de revista nas causas submetidas ao procedimento sumaríssimo". Segundo o julgador, a indiciada "limitou-se a apontar divergência jurisprudencial, o que não autoriza o trânsito do recurso de revista, no caso concreto". O voto foi seguido por unanimidade.

    O número do processo não foi divulgado pelo Tribunal.

    Fonte: TST

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/racismo-gera-indenizacao-por-dano-moral-a-empregado/100175161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)