Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Município tem competência para legislar sobre benefícios fiscais

    há 11 anos
    Texto constitucional estabelece que administrações públicas podem atuar em prol do interesse local, e até mesmo suplantar leis federais e estaduais quando for cabível.

    A competência da administração municipal para dispor sobre matéria tributária deflui de sua autonomia política, financeira e administrativa. Foi com esse entendimento que os desembargadores do Órgão Especial do TJRS julgaram constitucional a Lei Municipal nº 4.873/2010, de São Luiz Gonzaga, que concede benefícios fiscais às microempresas e aos microempreendedores individuais.

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça. Segundo o argumento da PGJ, a redução de 50% no pagamento da taxa de licença e fiscalização para localização, instalação e funcionamento de microempresas e microempreendedores individuais afrontou a Lei Complementar Federal nº 123/2006, pois não observou o princípio da competência legislativa, determinada pelas Constituições Federal e Estadual.

    A decisão explicou que o art. 30 da Constituição determina que as municipalidades são competentes para legislar sobre assuntos de interesse local, entre eles, suplementar a legislação federal e estadual, no que couber. Segundo os julgadores, a autonomia municipal é a garantia que a Constituição da República oferece à administração pública de decretar e arrecadar os tributos de sua competência e aplicar as suas rendas, sem tutela ou dependência de qualquer poder, prestando contas e publicando balancetes nos prazos fixados em lei.

    ADIN nº: 70039931738

    Fonte: TJRS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-tem-competencia-para-legislar-sobre-beneficios-fiscais/100209249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)