Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz de ação civil pública pode atuar em ação penal

    há 11 anos

    A restrição de atuação em instâncias diferentes, determinada pela legislação processual, não alcança diferentes tipos de jurisdição, mas apenas se aplica de forma a evitar ofensa ao princípio de duplo grau.

    Não há impedimento de magistrado que exerce jurisdição criminal após ter atuado em ação civil pública, que tramitou na mesma Comarca e envolvia os mesmo fatos. O entendimento é da 5ª Turma do STJ, ao julgar recurso especial interposto por dois acusados, que pediam a anulação de processo contra eles, a partir do recebimento da denúncia, sustentando o impedimento do sentenciante.

    Os acusados recorreram de decisão do TJSP, que considerou que o fato de o juiz de 1º grau ter atuado na ação civil pública não o torna impedido de exercer a jurisdição na esfera criminal, porque a expressão "outra instância", estabelecida no inciso III do art. 252 do CPP, "não tem o alcance pretendido pelos sentenciados" e, por ser específica e excepcional, não permite interpretação analógica.

    No Superior, os acusados alegaram a existência do impedimento do julgador, porque "a sentença proferida na ação civil pública contaminou o magistrado na ação penal, na medida em que este já havia se pronunciado sobre os mesmos fatos perquiridos na ação penal em curso". Assim, pediram a anulação do processo, a partir do recebimento da denúncia.

    Para o relator do caso, desembargador convocado Campos Marques, não se pode falar na medida requisitada, só porque o juiz havia atuado em ação civil pública que tramitou na mesma Comarca e envolvia os mesmos fatos. Segundo ele, há diversos precedentes no STJ que afirmam que o disposto no art. 252 do CPP aplica-se somente aos casos em que o juiz atuou no feito em outro grau de jurisdição, como forma de evitar ofensa ao princípio do duplo grau.

    O relator, entretanto, reconheceu que a pena imposta a um dos acusados está alcançada pela prescrição retroativa. De acordo com Campos Marques, embora a pessoa tenha sido condenada a três anos e quatro meses de reclusão, deve-se observar que, excluído o acréscimo decorrente da continuidade delitiva, como determina a Súmula 497 do STF, a pena termina em dois anos, e o respectivo prazo prescricional é de quatro.

    Considerando que a denúncia foi recebida em 13 de março de 2001 e que a sentença foi publicada em 29 de abril de 2005, transcorreu o prazo de quatro anos e a ação penal, em relação a um dos acusados, prescreveu. Assim, o desembargador convocado, de ofício, declarou a extinção da punibilidade com relação a esse réu.

    Processo nº: REsp 1288285

    Fonte: STJ

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-de-acao-civil-publica-pode-atuar-em-acao-penal/100239057

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)