Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Falso testemunho causa rescisão de decisão favorável a trabalhador

    há 11 anos

    A ação teve origem em uma reclamação trabalhista em que a empresa ré foi condenada a pagar verbas trabalhistas, diferenças de horas extras e de reflexos, e adicional de insalubridade ao autor.

    Um ex-fiscal da Veja Engenharia Ambiental S.A., que contestava decisão que considerou falsa a prova testemunhal produzida no curso de uma ação trabalhista, teve provimento ao recurso ordinário negado. O caso foi analisado pela Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do TST.

    A ação teve origem em uma reclamação trabalhista em que a empresa foi condenada, em 1ª instância, a pagar, entre outras, verbas trabalhistas, diferenças de horas extras e de reflexos e adicional de insalubridade. Ao julgar o recurso ordinário da ré, os juízes da 4ª Turma do TRT2, por unanimidade, mantiveram a sentença em todos os seus termos.

    A acusada, então, ajuizou ação rescisória na Corte regional. Segundo ela, a testemunha do autor- que também era fiscal - teria, na audiência de instrução e julgamento, mentido quanto à data de admissão, de demissão, aos horários de intervalo, jornada semanal e de fim de semana e, também, quanto aos horários. Para comprovar o alegado, transcreve trechos da petição inicial da reclamação trabalhista da testemunha e do seu depoimento na audiência. Ela observou, inclusive, que já havia alegado amizade íntima entre os dois.

    Ao analisar os argumentos da Veja, o Regional concluiu pela procedência da rescisória, por reconhecer a falsidade da prova testemunhal. Desta forma, determinou a desconstituição parcial do acórdão, julgando improcedente o pedido de horas extraordinárias e seus reflexos. Contra esta decisão, o autor da reclamação originária interpôs recurso ordinário na SDI-2. Ele sustentou que as alegações em sede de ação rescisória, e não em momento anterior, teriam afrontado os artigos 795, 796, 798 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    O relator, ministro Guilherme Caputo Bastos, entendeu ser "totalmente infundada a alegação (...) quanto à suposta extemporaneidade da arguição de prova falsa feita nos autos da presente ação rescisória". Para ele, o artigo 485, em seu inciso IV, faculta a rescisão da decisão com base em falsidade da prova, apurada nos autos da própria ação rescisória. O julgador considerou correta a decisão quanto ao reconhecimento da falsidade da prova testemunhal produzida no processo originário.

    O presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, afirmou que considerava este caso "emblemático e extremamente importante do ponto de vista da moralização na colheita da prova testemunhal na justiça brasileira e em particular na justiça do trabalho". Para ele, é de extrema necessidade que se imprima maior seriedade aos testemunhos diante da falta de credibilidade destes.

    Processo nº: RO-1382200-22.2005.5.02.0000

    Fonte: TST

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falso-testemunho-causa-rescisao-de-decisao-favoravel-a-trabalhador/100241277

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)