Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paciente com artrose grave tem direito a prótese importada

    há 11 anos

    O parecer do profissional de saúde que atende o autor é de que, por possuir melhor controle de qualidade, a peça produzida em território estadunidense tem maior durabilidade, afastando a realização precoce de cirurgias de revisão.

    Um plano de saúde deverá fornecer uma prótese importada a um de seus pacientes, na forma indicada pelo médico. A 1ª Câmara de Direito Público do TJSC confirmou unanimemente decisão de 1º grau nesse sentido, antecipando a tutela ao autor.

    No recurso ao Tribunal, a Cooperativa Médica sustentou ser parte ilegítima para figurar no polo passivo da presente demanda, uma vez que o plano do autor não dava ampla cobertura para a colocação, uma vez que estava condicionada à disponibilidade de recursos. Sustentou, ainda, que qualquer decisão que determine o suporte a procedimentos que não se encontram incluídos no Decreto nº 2.112/01 deverá ser declarada inconstitucional. Por fim, argumentou não ser justo que alguém pague por um plano limitado e tenha o mesmo direito dos usuários que pagam por outro, mais abrangente.

    Para o relator do recurso, desembargador Newton Trisotto, não há dúvidas quanto à gravidade da doença do autor, uma vez que exames médicos acostados aos autos revelam que o homem apresenta artrose grave no quadril esquerdo, com indicação cirúrgica ortopédica de artroplastia total. A determinação médica é para que seja colocada prótese importada, por ser de melhor controle de qualidade do material (FDA) em relação ao produto nacional, possuir melhor instrumental para o implante e aumentar, desta forma, o tempo de duração da artroplastia, sem necessidade de cirurgias precoces de revisão. "Logo, o fornecimento da prótese necessária ao tratamento do autor é medida que se impõe", disse o magistrado.

    O julgador ainda aduziu que, os dados médicos trazem, de forma detalhada, informações acerca do quadro clínico do requerente, deixando clara a necessidade de realização da intervenção cirúrgica, com a colocação do aparelho em seu quadril. "Diante deste cenário, há de preponderar o respeito à pessoa humana e ao direito de recuperar sua saúde, respondendo os réus com a autorização e o suporte técnico e financeiro para implementação da prótese pretendida."

    Apel. Civel nº: 2010.084303-0

    Fonte: TJSC

    Marcelo Grisa

    Repórter

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paciente-com-artrose-grave-tem-direito-a-protese-importada/100343363

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)