Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Município é condenado por cobrança indevida de imposto

    há 11 anos

    O autor recebeu mandado de citação, penhora e avaliação referente ao pagamento do IPTU dos anos de 2003 e 2006, mesmo tendo feito acordo e quitado a dívida no ano anterior.

    O Município de Fortaleza deverá pagar indenização de R$ 2 mil, por danos morais, a um morador que recebeu cobrança indevida referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A matéria foi analisada pela juíza Lucimeire Godeiro Costa, da 9ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.

    Consta nos autos que, em agosto de 2011, o bancário recebeu mandado de citação, penhora e avaliação referente a uma execução fiscal para pagamento do IPTU dos anos de 2003 a 2006. O débito, no valor de R$ 906,82, teria que ser quitado no prazo de cinco dias, sob pena de penhora do imóvel. No entanto, ele afirma ter feito acordo e pagado a quantia em maio de 2010. A residência foi vendida pelo autor, que apresentou certidão negativa tributária de débito expedida pela própria Prefeitura.

    Sentindo-se prejudicado, ele ingressou na Justiça requerendo indenização por danos morais, sob a alegação de ter sofrido constrangimento ao ser compelido a pagar dívida já saldada. Em contestação, o ente público afirmou que não foram quitados os custos processuais.

    Ao julgar o caso, a magistrada considerou ter ficado comprovado o pagamento do débito e dos custos. "Neste caso, a cobrança indevida por parte do Município de Fortaleza configurou dano moral, posto que não só deixou aflito o autor, que já estava adimplente, como o expôs ao risco de ter, injustificadamente, penhorados ou levados a arresto seus bens

    Processo nº: 0183025-88.2011.8.06.0001

    Fonte: TJCE

    Mel Quincozes

    Repórter

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-e-condenado-por-cobranca-indevida-de-imposto/100353494

    Informações relacionadas

    Francislene Paiva, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Ação Anulatória de Débito Fiscal com Pedido de Tutela Antecipada

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Notíciashá 11 anos

    Município de Fortaleza deve pagar indenização por cobrança indevida de IPTU

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)