Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Multinacional da internet é condenada a remover blog com difamação contra prefeita

há 11 anos

No site continha textos difamatórios, ofendendo infundadamente a gestora. A empresa, além de retirar o conteúdo do seu provedor, ainda deverá fornecer o protocolo do computador de onde foram publicadas as mensagens.

Foi determinada que a Google Brasil Internet Ltda. retire textos difamatórios contra a prefeita de Jaguaruana (CE), publicados em site hospedado no provedor. A empresa também deverá fornecer o Internet Protocol (IP) do computador de onde foram publicadas as mensagens ofensivas. A decisão teve como relatora a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, da 6ª Câmara Cível do TJCE.

Segundo os autos, as agressões começaram em 17 de janeiro deste ano, por meio do site www.jaguarcitynews.blogspot.com.br. Os textos atacavam a gestão da prefeita, acusada de superfaturar licitações, desviar dinheiro público e humilhar eleitores.

Por esse motivo, a ex-gestora ajuizou ação, com pedido liminar, contra a Google. Alegou que as mensagens publicadas atacaram a honestidade e a honra, causando prejuízos para ela e sua família. Por isso, requereu a retirada do blog e o fornecimento do IP com dados sobre o autor das agressões.

Em março de 2013, o Juízo da Comarca de Jaguaruana concedeu a liminar. Também determinou que fosse exibido o IP do proprietário da conta, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Objetivando modificar a decisão, a Google interpôs agravo de instrumento no TJCE. Argumentou que a remoção do blog violaria os princípios constitucionais da livre manifestação de pensamento e liberdade de expressão. Disse ainda que a responsabilidade pelo conteúdo publicado é do autor do blog. Por fim, alegou que a multa é desproporcional e extrapola os limites da razoabilidade.

Ao analisar o caso, a relatora destacou que "o direito de informação não é absoluto, uma vez que veda o excesso na divulgação das informações que possam expor indevidamente a intimidade ou acarretar danos à honra e à imagem das pessoas, ou que venham a ofender a dignidade do cidadão

Com esse entendimento, a 6ª Câmara Cível negou provimento ao recurso, mantendo a decisão de 1º Grau.

Processo: 0027820-98.2013.8.06.0000

Fonte: TJCE

  • Publicações25933
  • Seguidores83
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações327
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multinacional-da-internet-e-condenada-a-remover-blog-com-difamacao-contra-prefeita/100707305

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Foi feita alguma denúncia? A prefeita é idônea? Houve alguma apuração? continuar lendo

Leio o JusBrasil todos os dias graças a internet. Sem a internet seríamos totalmente alienados. Apoio incondicional a Internet que é a ferramenta mais democrática do mundo continuar lendo

Apoio incondicional a Internet. Esta é a ferramenta mais democrática do mundo. Princípios de caráter, éticos e morais devem ter os nossos políticos. Mas quando estes fogem as regras e superfaturam obras públicas, desviam nosso dinheirinho suado captado dos nossos impostos, com toda certeza tem que por in rede para mostrar ao povo da gestão fraudulenta que este promove ao cidadãos. Não somos mais imbecis de achar que as redes de televisão irão manipular as nossas mentes a vida inteira. Fora aos políticos fascistas corruptos que assolam a economia brasileira e promovem somente a miséria. continuar lendo

Deram nova interpretação para censura. continuar lendo