Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/RS está atenta aos efeitos da estatização dos cartórios da Comarca da Capital

    há 10 anos

    Em ofício ao TJRS, Bertoluci requereu informações sobre o número de servidores que foram ou serão designados para cada uma das unidades.

    Preocupado com os efeitos da estatização dos cartórios da Comarca de Porto Alegre, previsto pelo CNJ para o exercício 2014, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, enviou novo ofício ao TJRS, reforçando o requerimento para obter informações sobre a medida.

    Alertando para a falta de estrutura que dificulta uma prestação jurisdicional qualificada, o dirigente requereu informações sobre o número de servidores que foram ou serão designados para cada um dos cartórios que serão submetidos ao processo de estatização e quando tais nomeações ocorrerão.

    "A OAB/RS busca um paralelo entre a situação do quadro funcional de celetistas e servidores existente antes da medida adotada pelo TJRS. É sabido que os cartórios do Foro da Capital sempre atuaram no limite", advertiu Bertoluci, frisando que os cartórios das Comarcas de todo o Estado sofrem com o déficit de funcionários.

    Essa medida vai ao encontro das deliberações dos Colégios de Presidentes da OAB/RS, realizados em Santa Cruz do Sul e em Bento Gonçalves. Bertoluci enfatizou que a atuação da Ordem gaúcha sempre será em defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito, "o que implica na cobrança de um serviço digno e adequado, com uma prestação jurisdicional rápida e eficaz. Do contrário, é o cidadão, que tem na figura do advogado o defensor do seu interesse constitucional, quem acaba prejudicado", afirmou o dirigente.

    Colapso do Judiciário

    Durante o Colégio Nacional de Presidentes da OAB, reunido em Recife (PE), no final de maio, Bertoluci abordou o tema "Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no âmbito do Judiciário". Aos dirigentes das demais seccionais, o presidente da OAB/RS ressaltou que a entidade vem indicando a alocação imediata de recursos para investimento em servidores e juízes, além da revisão da LRF, especificamente, sobre as restrições que impedem o Judiciário de ampliar seu contingente de pessoal de 1º e 2º Grau.

    Em setembro de 2012, no CNJ, a OAB/RS garantiu a prorrogação dos prazos exíguos para a reestatização de cartórios no Estado. Em 2013, a Ordem gaúcha, mais uma vez, buscou a prorrogação dos prazos junto ao CFOAB.

    O TJRS, ciente da dificuldade de alocação imediata de pessoal, prorrogou a etapa final de estatizações das serventias judiciais da Capital. Inicialmente, a medida ocorreria em julho e em outubro, mas foi alterada para acontecer entre os meses de outubro e dezembro.

    Cronograma:

    1º bloco: estatização prevista até 31/07/14, com prazo prorrogado para 31/10/14:

    06/10/14 - 1ª Vara Cível e 3ª Vara Cível

    13/10/14 - 8ª Vara Cível e 10ª Vara Cível

    20/10/14 - 12ª Vara Cível e 5ª Vara da Fazenda Pública

    2º bloco: estatização prevista para até 31/10/14, com prazo prorrogado para 20/12/14:

    24/10/14 - 18ª Vara Cível

    1º/12/14 - 3ª Vara de Família e Sucessões, 6ª Vara de Família e Sucessões e 8ª Vara de Família e Sucessões

    Liziane Lima Rodney Silva

    Jornalista MTB 14.717 Jornalista 14.759

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rs-esta-atenta-aos-efeitos-da-estatizacao-dos-cartorios-da-comarca-da-capital/122664430

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)