Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Brasília, Lamachia busca evitar apensamento do PL das férias e do que veda a compensação de honorários para agilizar aprovação

    há 14 anos

    Nesta segunda-feira (16), em Brasília, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, reuniu-se com o senador Pedro Simon, buscando, mais uma vez, mobilizar os senadores para a importância da aprovação imediata do PLC 06/2007, que garante as férias para os advogados, e do PLC 13/2010, que veda a compensação de honorários advocatícios. Ambos os projetos, de autoria da Ordem gaúcha, já foram aprovados pela Câmara dos Deputados e estão emperrados no Senado Federal, devido ao período eleitoral, aguardando para serem votados.

    Lamachia tratou com Simon sobre a possibilidade de apensamento das propostas ao projeto de reforma do Código de Processo Civil, que engloba diversas matérias processuais, e que ainda nem começou a tramitar no Congresso Nacional. Estamos muito apreensivos, pois se a Mesa Diretora do Senado definir pelos apensamentos uma medida equivocada será um prejuízo extraordinário para a advocacia, por ampliar a demora no andamento das propostas, já que a previsão de votação do novo CPC é para meados de 2012. As tão almejadas férias dos advogados não podem esperar mais dois anos, afirmou Lamachia.

    Logo após, o presidente da OAB/RS tratou com o relator do PL que veda a compensação de honorários, senador Valter Pereira, sobre o andamento da proposta. Pereira também é relator do PLS 166/2010, das reformas do CPC. Lamachia expôs a preocupação com o apensamento do projeto, requerendo a ele que encontre formas de evitar tal medida. Se a tramitação da proposta que veda a compensação continuar independente, a CCJ do Senado poderá aprová-la, de forma conclusiva, seguindo, então, direto para sanção presidencial até o final deste ano, explicou.

    Pereira comprometeu-se com Lamachia em examinar a possibilidade do não-apensamento até quarta-feira (18). A OAB quer excluir definitivamente a possibilidade da compensação da verba honorária, determinada pelo juiz, na qual o advogado, muitas vezes, acaba não recebendo nada. A compensação é um dos maiores cânceres da advocacia na atualidade, ressaltou.

    Apensamentos

    O apensamento ao projeto que trata das reformas do CPC está descrito no Regimento Interno do Senado, no art. 374, inciso II, que diz o seguinte: ao projeto serão anexadas as proposições em curso ou as sobrestadas, que envolvam matéria com ele relacionada.

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-brasilia-lamachia-busca-evitar-apensamento-do-pl-das-ferias-e-do-que-veda-a-compensacao-de-honorarios-para-agilizar-aprovacao/2330741

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)