Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pela defesa do Estado Democrático de Direito

    há 14 anos

    Lá se vão 30 anos que, ao final de um dos períodos mais obscuros da nossa história, a alma da advocacia brasileira foi marcada, para sempre, pela covardia e o terror. A nossa jovem democracia não esquece aquele 27 de agosto de 1980, quando uma carta-bomba, endereçada ao presidente da OAB/RJ, Eduardo Seabra Fagundes, causou a morte da secretária da presidência da entidade, Dona Lyda Monteiro.

    A Ordem era, naquele momento, uma das mais relevantes e combativas entidades na luta pela legalidade, com memorável atuação na incansável e corajosa defesa dos direitos humanos. O papel desempenhado pela instituição era uma desconfortável pedra no sapato daqueles que jamais souberam utilizar o diálogo como forma de consenso. Deste episódio trágico da história brasileira, fica não só a memória daqueles que tiveram suas vidas ceifadas pelo totalitarismo, mas também a permanente vigília pela defesa da liberdade.

    Os responsáveis pelo hediondo crime não foram, até hoje, descobertos. E, é justamente esta impunidade que reafirma a obrigação da OAB de seguir em sua infatigável missão de lutar, acima de tudo, pela justiça em nossa sociedade.

    Hoje, presenciamos um momento em que a sociedade brasileira vive um verdadeiro terremoto moral, no qual vemos, diversas vezes, o dinheiro público enchendo ilegalmente bolsos privados, enquanto faltam recursos para serviços básicos à cidadania, como saúde, educação e segurança.

    Três décadas depois, a advocacia brasileira segue atuando com brio, cumprindo o dever para o qual fomos talhados: a defesa da sociedade. Aquela carta jamais será esquecida, e a luta pela defesa do Estado Democrático de Direito estará, para sempre, na pauta principal de todas as ações da Ordem.

    presidencia@oabrs.org.br

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pela-defesa-do-estado-democratico-de-direito/2348989

    Informações relacionadas

    Lucas Calaça, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O estado democrático de direito à luz da Constituição Federal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)