Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhador não consegue complementação de aposentadoria

    há 13 anos

    Pelo fato de ter ajuizado tardiamente ação com pedido de complementação de aposentadoria, um empregado da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), do Rio Grande do Sul, não conseguiu as verbas pretendidas. A 4ª Turma do TST considerou que o direito do empregado estava prescrito. Assim, deu provimento a recurso da Fundação CEEE de Seguridade Social (ELETROCEEE) e extinguiu o processo com julgamento de mérito.

    O empregado foi admitido formalmente pela CEEE (sucedida pelas reclamadas CEEE-GT, CEEE-D e CEEE-PAR) em julho de 1985, e tendo obtido o reconhecimento judicial de que a relação de emprego com a empresa existia há mais tempo, o vínculo empregatício passou a contar a partir de janeiro de 1982. Em agosto de 1997, ele deixou a empresa, em decorrência da aposentadoria espontânea. Tempos depois, em abril de 2008, ajuizou reclamação trabalhista pretendendo receber complementação de aposentadoria.

    Tendo o TRT4 (RS) mantido a sentença que deferiu ao empregado as referidas verbas, a Fundação recorreu à instância superior e foi isentada da condenação. A relatora, ministra Maria de Assis Calsing, que examinou o recurso na 4ª Turma do TST, informou que, antes do empregado reclamar a complementação de aposentadoria, ele ajuizou duas ações em 1999 e obteve direito a outras verbas, que deveriam integrar a base de cálculo da referida complementação. Contrariamente ao que registrou o Regional, esse fato comprova que essas parcelas jamais integraram o cálculo da complementação de aposentadoria do empregado, manifestou a relatora.

    Quanto ao início do prazo prescricional, a relatora informou que ele surge a partir da extinção do contrato de trabalho por aposentadoria. No caso, quando o empregado passou a receber o benefício da referida complementação. Esse era o momento certo para ele ter pleiteado as parcelas deferidas na primeira ação e cumular pedido de integração delas no cálculo da complementação. Como sua aposentadoria foi realizada em agosto de 1997 e a presente ação somente foi ajuizada em abril de 2008, evidente que a pretensão está fulminada pela prescrição, afirmou a relatora.

    A ministra esclareceu, ainda, que, mesmo em se tratando de complementação de aposentadoria, não há como isentar o interessado do cumprimento do prazo bienal para ajuizamento da ação trabalhista, como estabelece o art. 7.º, XXIX, da Constituição. Ressaltou ainda que a questão não decorre de complementação de aposentadoria que teria sido paga incorretamente por cálculo indevido ou alteração de disposições regulamentares da empresa. O que se buscou no caso foi a integração de determinadas parcelas, deferidas numa outra ação trabalhista, no cálculo da complementação da aposentadoria, situação que geraria, reflexamente, o direito ao recebimento das diferenças da complementação, informou.

    Ao concluir, a relatora explicou que levando-se em conta o termo inicial do prazo prescricional data da aposentadoria espontânea, porquanto as duas primeiras ações foram ajuizadas após a jubilação , considera-se que a prescrição aplicável ao caso é a total, prevista na Súmula nº 326 do TST. Assim, deu provimento ao recurso da Fundação CEEE e declarou extinto o processo com resolução do mérito, com fundamento no artigo 269, IV, do CPC. Seu voto foi seguido por unanimidade na 4ª Turma. O empregado interpôs embargos e aguarda julgamento. (RR-11620-27.2010.5.04.0000)

    Fonte: TST

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-nao-consegue-complementacao-de-aposentadoria/2673629

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)