Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa custeará despesas médicas de empregado

    há 12 anos

    Perícia atestou a incapacidade do autor para o trabalho, devido a limitações de locomoção que o mesmo apresentava.

    A empresa Porto Vitória Seguros Ltda. terá que custear as despesas médicas de um empregado que ficou incapacitado para o trabalho após sofrer acidente. A decisão é da 3ª Turma do TST.

    O Juízo de 1º Grau entendeu que o trabalhador teria de ter comprovado que o tratamento médico de que necessita não era coberto pelo SUS. A decisão foi mantida pelo TRT15, que salientou o fato de que o trabalhador, sendo vinculado à Previdência Social, deveria utilizar o serviço público de saúde, não se justificando imputar essa obrigação à empresa, que recolheu a contribuição previdenciária corretamente.

    O empregado contestou a decisão em recurso de revista ao TST, alegando ser incontroversa a responsabilidade da empresa pelo dano sofrido. Conforme o TRT15, ele trabalhava como lavador de carros sem condições adequadas, embora a empregadora alegasse que lhe fornecia equipamentos de proteção individual (EPI).

    A perícia médica atestou sua incapacidade para o trabalho "devido a limitações na locomoção e na resposta neuromuscular dos membros inferiores

    Segundo o relator do recurso, ministro Horácio de Senna Pires, a decisão do TRT15 "raia o absurdo" ao desonerar a responsável pelo dano sofrido pelo empregado, especialmente no momento em que a mídia noticia o propósito da Previdência Social de exigir, em ações regressivas, o pagamento das despesas médicas que faz para socorrer as vítimas de acidentes em geral.

    Com esses argumentos, condenou a empresa ao pagamento das despesas médicas necessárias e determinou a inclusão do trabalhador em plano de assistência médica de forma vitalícia.

    Nº. do processo: RR-54500-92.2006.5.15.0121

    Fonte: TST

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-custeara-despesas-medicas-de-empregado/2947864

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)