Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mestrado em Direito das Relações Internacionais é sucesso entre os advogados

    há 12 anos

    A primeira etapa do curso, que ocorreu de 09 a 27 de janeiro, em Montevidéu, superou as expectativas.

    A primeira etapa do Mestrado em Direito das Relações Internacionais e da Integração da América Latina, que ocorreu de 09 a 27 de janeiro, em Montevidéu, no Uruguai, se encerrou com saldo positivo para mestrandos e entidades parceiras.

    O convênio de cooperação, firmado entre OAB/RS, através da ESA e da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul, e a Universidad de la Empresa UDE, tornou-se um sucesso e superou as expectativas até dos mais confiantes dirigentes da Ordem gaúcha e diretores da ESA.

    O primeiro grupo, formado por 13 profissionais da advocacia, retornou das três semanas de aulas realizadas na sede central da UDE, no centro histórico de Montevidéu, muito satisfeitos com o curso. Carolina Eloah Stumpf, advogada que atua no Direito Civil, já havia pesquisado mestrados no exterior, mas sentia-se insegura: "O vínculo do curso com a OAB me deu mais segurança. E a experiência está sendo muito positiva: quando as aulas terminaram, saímos torcendo para que recomeçassem logo". Carolina relatou ainda a disponibilidade da UDE em prestar todo apoio aos estudantes. "Fomos muito bem recebidos, em momento algum ficamos desamparados. Tivemos total atenção, em especial do coordenador do mestrado, Diego Escuder, que sempre se mostrou muito solícito em nos auxiliar a resolver qualquer dificuldade", afirmou.

    Um dos principais aspectos destacados foi o corpo docente. A advogada Vanessa de Souza Kologeski, que trabalha com Direito Administrativo, comentou o acesso a professores que são referência internacional na área. "No Brasil, somente em grandes universidades, como UnB, USP, talvez na UFRGS, teríamos chance de termos aulas com profissionais tão conceituados", disse.

    Composto por professores de reconhecimento internacional acadêmico e profissional, o quadro qualificado de educadores impressionou os mestrandos. Ademar Pedro Scheffler, advogado das áreas Civil e Desportiva, considera que inúmeros professores poderiam ser citados, mas destacou Ruben Correa Freitas, decano da faculdade de Direito da UDE, doutor em Direito e Ciências Sociais, membro do Instituto Uruguaio de Direito Constitucional e autor de vários livros e artigos em publicações acadêmicas e científicas, ministrou a disciplina de Direito Constitucional Comparado; Jose Maria Gamio, doutor em Direito e Ciências Sociais, ex-vice-chanceler do Uruguai e membro do Tribunal de Arbitragem do Mercosul, ministrou aula em Direito Internacional Público; e Ramiro Podetti, diretor do Instituto de Estudos Latinoamericanos, autor de várias publicações e membro de diversas instituições acadêmicas, deu aulas da disciplina Panamericanismo e Sistema Interamericano.

    Os alunos também relataram sobre a oportunidade de integração com outra cultura, aprender sobre outro país, além de conhecer um novo e promissor mercado de trabalho. "Estamos de costas para o Mercosul. O ingresso neste curso me proporcionou um novo olhar para a América Latina, e o resultado desse olhar é muito positivo. Pude perceber que os advogados que se formarem nessa área terão um filão novo e com grandes possibilidades. A OAB teve uma visão de futuro ao promover esse curso de mestrado" , comentou a advogada Vanessa. "A matéria nos acrescenta não somente no âmbito técnico e teórico, mas também oferece noções de caráter cultural, social; nos enriquece como pessoa" , revela Carolina, que afirmou ter tido uma abertura da sua visão de mercado e nas variadas possibilidades com outros países do Mercosul.

    A simpatia e a receptividade dos uruguaios também foram comentadas pelos advogados. "Os uruguaios gostam muito dos brasileiros, então são muito receptivos. O espanhol era de fácil compreensão, não encontramos problemas para compreender o conteúdo", contou Ademar. Carolina avaliou também a comunidade local: "Quando as pessoas viam que éramos brasileiros, faziam questão de facilitar o diálogo, nos indicar locais para conhecermos".

    Para o presidente da CERIIM, Marcino Fernandes Rodrigues, é gratificante constatar que o trabalho atingiu níveis elevados de satisfação entre os participantes. "A OAB/RS do Rio Grande do Sul mais uma vez inovou na busca da qualificação para os membros dos seus quadros, juntamente com a ESA e a Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul. Os advogados gaúchos, através deste convênio firmado com a Universidade De La empresa em Montevidéu, estão tendo a oportunidade de acesso ao conhecimento jurídico globalizado, com excelência em seus resultados", enfatizou.

    As inscrições para a segunda edição do Mestrado em Direito das Relações Internacionais e da Integração da América Latina iniciam no próximo dia 05 de março e vão até 05 de junho.

    Saiba mais:

    - O convênio tem por objetivo facilitar o acesso dos advogados inscritos na OAB/RS ao curso de Mestrado ministrados pela Universidad de la Empresa UDE na cidade de Montevidéu Uruguai.

    - A parceria se aplica ao curso de Mestrado em Direito das Relações Internacionais e da Integração na América Latina. Posteriormente, e mediante termo específico, o convênio poderá se estender a outros cursos ofertados pela UDE desde que haja interesse das instituições.

    - Os cursos serão ministrados na cidade de Montevidéu Uruguai em uma das sedes da UDE.

    - Para poder ingressar em Curso de Mestrado no Uruguai o candidato precisa ter curso de graduação devidamente válido no Brasil, com carga-horária mínima de 2.700 (duas mil e setecentas horas) ou 4 (quatro) anos de duração.

    - A seleção dos inscritos será mediante análise da documentação apresentada bem como da comprovação da inscrição regular como advogado junto à OAB/RS.

    - Os cursos de Mestrado da UDE têm duração mínima de 2 (dois) anos e suas atividades deverão ser cumpridas em 4 (quatro) etapas de aulas ministradas em Montevidéu Uruguai em uma de suas sedes, cada etapa com duração de três semanas e uma 5ª (quinta) etapa que se destinará para defesa da dissertação de Mestrado.

    Informações:

    Mais informações sobre valores e inscrições entrar em contato pelo e-mail mestradointernacional@gmail.com, com Tânia de Azevedo Rodrigues, ou pelos telefones (51) e , ou clique aqui.

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mestrado-em-direito-das-relacoes-internacionais-e-sucesso-entre-os-advogados/3029988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)