Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negada indenização por advertência imposta a funcionário

    há 12 anos

    O autor, funcionário da limpeza urbana, foi convocado para trabalhar na limpeza de uma feira. Na ocasião, chovia muito e o seu superior hierárquico exigiu o cumprimento do serviço mesmo sem os equipamentos de proteção.

    A 3ª Câmara de Direito Público do TJSP negou indenização a um funcionário que alegou ter que trabalhar na chuva sem os equipamentos de segurança necessários para exercer a função.

    O autor, funcionário da limpeza urbana, foi convocado para trabalhar na limpeza de uma feira. Na ocasião, chovia muito e o seu superior hierárquico exigiu o cumprimento do serviço mesmo sem os equipamentos de proteção. Pela recusa, afirmou que recebeu advertência injusta no trabalho, sofreu perseguição e humilhação na frente de outros colegas. Pelos danos sofridos, requereu indenização no valor de R$ 46.160. A Vara da Fazenda Pública de Praia Grande julgou o pedido improcedente.

    Insatisfeito, recorreu da decisão alegando que a advertência imposta provoca prejuízo na carreira pública, configurando dano moral.

    De acordo com o relator do processo, desembargador Marrey Uint, diferente do alegado na inicial, a Prefeitura de Praia Grande forneceu Equipamento de Proteção Individual (EPI), mas o autor se recusou a utilizar. Ainda de acordo com o magistrado, a advertência recebida não tem efeito de sanção disciplinar, mas sim de ordem preventiva, que não prejudica o funcionário, portanto, não há provas da ocorrência de fatos que gerem a obrigação de indenizar.

    Os desembargadores Ronaldo Andrade e Amorim Cantuária também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator, negando provimento ao recurso.

    Apelação nº 0005419-50.2008.8.26.0477

    Fonte: TJSP

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-indenizacao-por-advertencia-imposta-a-funcionario/3080519

    Informações relacionadas

    Thais Fernanda Santos, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    As empresas são obrigadas a enviar os boletos para o devedor(consumidor)?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)