Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Painel discute exercício da advocacia em outros países

    há 12 anos

    Reunião que integrou programação da VI Conferência Estadual dos Advogados teve participação do presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais.

    Realizada na manhã desta quinta-feira (12), durante a VI Conferência Estadual dos Advogados, em Porto Alegre, uma reunião chamou a atenção pelo currículo de alguns de seus participantes, entre eles o ex-presidente do CFOAB Cézar Britto e a primeira mulher a ter presidido a OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha. Britto atualmente preside a Comissão Nacional de Relações Internacionais.

    O painel teve a participação do presidente da Comissão Internacional e Integração do Mercosul (CERIM), Marcino Fernandes Rodrigues, e do presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/RJ, Rodrigo Loureiro.

    Entre os temas discutidos, estiveram: o exercício da advocacia em outros países, assim como a atuação de escritórios estrangeiros no território brasileiro, advogando ou atuando como consultores.

    Para Marcino, a CERIM tem muito a colaborar no âmbito nacional. "As peculiaridades de nosso Estado, por termos fronteiras com os países do Mercosul, fazem com que tenhamos um grande intercâmbio cultural e profissional", destacou.

    O relacionamento da OAB com outros países e mesmo a possibilidade de atuar no Exterior tem sido estimulados; conforme Britto: "Já criamos a União de Advogados de Língua Portuguesa e o Colégio de Órgãos de Advogados das Américas", intensificando o contato com profissionais de outros países.

    O ex-presidente da OAB Nacional apontou também os convênios com países como Espanha, França e Alemanha, na área de Direitos Humanos, com assistência mútua.

    "A globalização, com a qual todos já nos acostumamos quando falamos de economia, está cada vez mais presente nas relações de trabalho, e os advogados devem estar conscientes de que a tendência é que as fronteiras diminuam, ampliando as possibilidades de trabalho", explicou.

    A VI Conferência Estadual dos Advogados, bem como toda a programação alusiva aos 80 anos da OAB/RS, pode ser realizada por meio da comercialização de cotas de patrocínio e venda de stands aos expositores que participam dos eventos, desonerando, desta forma, a entidade de custos.

    Participaram, também, da reunião, o decano da Faculdade de Direito da Universidade de La Empresa, em Montevideo, Uruguai, Ruben Correa Freitas.

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/painel-discute-exercicio-da-advocacia-em-outros-paises/3086371

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)