Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plano de saúde tem que pagar prótese importada a idoso

    há 12 anos

    A justificativa para uso doórgão artificial foi a recomendação do médico para utilização de prótese biológica, só feita por duas empresas estrangeiras, e a religiosidade do paciente, que não autoriza o recebimento de sangue.

    Um senhor de 68 anos conseguiu na Justiça a realização de cirurgia para implante de uma prótese importada no coração. O plano de saúde havia negado o procedimento, com a alegação de que há prótese similar no mercado nacional. A justificativa para a utilização do material importado foi a recomendação do médico e a religiosidade do paciente.

    Segundo o médico, a prótese biológica só é feita por duas empresas estrangeiras e, de acordo com a idade avançada do autor, é a mais indicada. Somada ao fator saúde, houve a questão da religião. O idoso é praticante de religião que não autoriza o recebimento de sangue, o que impossibilita o uso da versão nacional. O paciente já havia se submetido a uma cirurgia com utilização de válvula aórtica em 1998, e novo procedimento poderia agravar o risco de sofrimento.

    O plano de saúde contestou, sob alegação de que não há dever contratual de pagar por próteses estrangeiras, e apresentou parecer médico que não descarta o uso de produto fabricado no Brasil. Para os julgadores, as razões da indicação do aparelho estrangeiro se assentaram em idade, comodidade e religiosidade.

    "O médico que acompanha o paciente é quem deve estabelecer o tratamento mais adequado para a sua completa recuperação, pois somente ele tem o verdadeiro domínio e conhecimento nesse sentido", afirmou o desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva, da 4ª Câmara de Direito Civil do TJSC. A votação da câmara foi unânime.

    Autos n.

    Fonte: TJSC

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-tem-que-pagar-protese-importada-a-idoso/3114719

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)