Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desclassificado crime iniciado por briga que teve como causa um boné

    há 12 anos

    Diante da votação dos jurados, ofereceu-se proposta que, acrescida de condições judiciais, foi aceita pelo acusado e pelo defensor, estabelecendo determinações como a proibição de frequentar locais onde haja venda e consumo de bebidas alcoólicas.

    Foi garantida a desclassificação de um crime de tentativa de homicídio, pelo qual um réu respondia, por "crime diverso daqueles dolosos contra a vida". A medida foi sustentada no julgamento em plenário tanto pela defesa quanto pela acusação. O Conselho de Sentença da questão votou favoravelmente.

    De acordo com a denúncia apresentada no início da ação penal, no dia 19 de fevereiro de 2007, o acusado desferiu uma facada contra a vítima, provocando-lhe as lesões descritas no laudo de exame de corpo de delito. O referido documento atesta que a pessoa sofreu golpe de arma branca, ocasionando lesão pérfuro-incisa torácica que resultou em incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias.

    Consta do processo que o desentendimento entre réu e vítima teve início por causa de um boné, levando-os a luta corporal. Ao ser ouvido em juízo durante a instrução processual, o acusado confessou ter efetuado o golpe. Ele narrou que, em dado momento, de posse da faca, dirigiu-se até a vítima, quando ela cuspiu em seu rosto e lhe disse que ele não era homem, "nem mesmo com a faca". O agressor teria pedido que o agredido fosse embora, mas este batia no peito e dizia "fura aqui, fura aqui". Diante disso, afirma que teria "furado" a vítima e, desesperado diante do resultado, jogado a faca no chão, fugindo do local.

    Os jurados reconheceram a autoria e a materialidade do fato, mas negaram a configuração como tentativa de homicídio. Diante desse quadro, o MP ofereceu proposta que, acrescida de condições judiciais, foi aceita pelo acusado e pelo defensor, estabelecendo várias determinações. O réu fica proibido de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos assemelhados, onde haja venda e consumo de bebidas alcoólicas, após as 21h. Ele não poderá ausentar-se do DF por mais de 30 dias sem autorização, devendo comparecer mensalmente à Vara judicial para informar e justificar suas atividades e eventuais alterações de endereço. O homem ainda deve doar duas parcelas de R$ 60 a uma instituição de assistência social e prestar 8h mensais de serviços à comunidade durante 3 meses. O atendimento das condições estabelecidas implica na suspensão do processo pelo prazo de 2 anos.

    Processo nº: 2007.08.1.003823-2

    Fonte: TJDFT

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desclassificado-crime-iniciado-por-briga-que-teve-como-causa-um-bone/3166606

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)