Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É nula cláusula de contrato de penhor que não leva em conta o valor do ouro

    há 12 anos

    Trecho concedia apenas uma vez e meia o valor da avaliação do produto, devidamente atualizada com base na variação do índice de atualização da correção monetária das contas de poupança, apurado no período entre a data de concessão do empréstimo e a do pagamento da indenização.

    Um recurso proposto pela Caixa Econômica Federal (CEF) foi negado contra decisão de 1º grau que a condenou ao pagamento de indenização, por danos materiais, decorrente de indevido leilão de joias. De acordo com a sentença, o valor da indenização deve ser apurado tomando-se como parâmetro o valor médio do grama do ouro conforme cotação no mercado na data do leilão. A 5ª Turma do TRF1 julgou a questão.

    No recurso, a CEF sustenta que o valor da indenização ofertado está de acordo com o contrato firmado entre as partes, conforme dispõe a cláusula 9.1: "O (s) objeto (s) de garantia que for (em) roubado (s), furtados (s) ou extraviado (s) ou sofrer (em) danos na Caixa, cuja recuperação não alcance o valor da avaliação do contrato, será(ao) indenizado (s) em 1,5 (um inteiro e cinco décimos) vezes o valor de sua avaliação devidamente atualizada com base na variação do índice de atualização da correção monetária das contas de poupança, apurado no período entre a data de concessão do empréstimo e a do pagamento da indenização.

    O relator, desembargador federal João Batista Moreira, entendeu correta a sentença proferida pelo Juízo de 1º grau, pois, segundo o magistrado, a indenização justa deve levar em consideração o valor de mercado do bem.

    Em seu voto, o magistrado citou jurisprudência do próprio TRF1 para destacar que a abusividade da referida cláusula contratual, em face do CDC, leva à sua anulação. "Nos termos de remansosa jurisprudência deste Tribunal, afigura-se nula cláusula inserta em contrato de penhor (adesão) que limita a indenização, em caso de extravio do bem empenhado, a uma vez e meia (1,5) o valor da avaliação, sabido que esta não leva em consideração o valor de mercado", afirmou.

    Com tais fundamentos, negou provimento à apelação. A decisão foi unânime.

    Processo nº: 0023182-93.2004.4.01.3400

    Fonte: TRF1

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-nula-clausula-de-contrato-de-penhor-que-nao-leva-em-conta-o-valor-do-ouro/3175721

    Informações relacionadas

    Albuquerque Advocacia, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Modelo de ação de dano moral com tutela de urgência por ´penhora indevida em conta bancária

    Vitor Guglinski, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Ação de obrigação de entregar coisa certa c/c compensação por dano moral

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX-93.2004.4.01.3400

    Bianca Ragasini, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de petição inicial: ação de indenização por danos morais [Atualizado 2021]

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Indenização por Danos Morais e Materiais (NCPC)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)