Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ determina a reabertura de inventário declarado extinto

    há 8 anos

    A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reformou, por unanimidade, uma decisão colegiada do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) na qual determinou a reabertura de um inventário que foi considerado extinto por falta de andamento processual, em razão de abandono por parte do inventariante. A decisão do STJ atendeu a um recurso interposto (recurso especial) pela credora de um dos herdeiros. Ela conseguiu a penhora dos créditos que tinha direito de um dos herdeiros a partir de um inventário em trâmite na 20ª Vara Cível do Foro Central de Curitiba. Na ocasião, o inventário foi extinto.

    A credora ingressara com uma ação na Justiça do Paraná solicitando a reabertura do inventário. Ela argumentou que tem legitimidade para prosseguir no inventário, inclusive na condição de inventariante. A ação, no entanto, foi indeferida pelo juiz de 1º grau e pelo TJPR, com o fundamento de que a decisão de extinguir o inventário já havia transitado em julgado.

    Sentença terminativa

    Inconformada, a credora recorreu ao STJ, sendo o caso relatado na 3ª Turma pelo ministro João Otávio Noronha. Para o relator, segundo o artigo 267 do Código de Processo Civil de 1973 (CPC), a extinção do processo sem julgamento de mérito “dá-se por meio de sentença terminativa, que é meramente declaratória da inexistência do direito do autor a uma sentença de mérito, já que a falta dos requisitos relativos às condições da ação impedem a análise do mérito pelo julgador”.

    No caso em análise, o ministro salientou não poder arquivar um inventário com base no artigo 267 do CPC, porque se está diante de matéria de ordem pública e “os interesses vão além dos interesses dos herdeiros”. “Portanto, tratando-se de inventário, a negligência (ou desídia, como foi tratada nos autos) do inventariante impõe a observância das normas constantes do Código de Processo Civil, no Capítulo IX. Lá se encontra o art. 995, que prevê as hipóteses de remoção do inventariante, e o inciso II versa especificamente sobre o caso em questão”, afirmou o ministro.

    Fonte: STJ

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-determina-a-reabertura-de-inventario-declarado-extinto/332522632

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Não há o número do recurso. Gostaria de ler o acórdão para verificar se se ajusta a uma questão sob análise. Os herdeiros necessários do primeiro casamento abriram o inventário do pai, que era casado em segundas núpcias. Desistiram do feito, com sentença de extinção, transitada em julgado. Um ano depois, abrem novo inventário. e eu, advogado da viúva, sustentei que o primeiro deveria ser desarquivado e processado, extinguindo-se o segundo, nomeada a viúva inventariante. O juiz acolheu a nomeação, indeferindo o desarquivamento e prosseguimento do primeiro inventário. Quero agravar e não encontro subsídios, à exceção dessa decisão do STJ. continuar lendo