Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Eleições 2016: aplicativo de combate ao Caixa 2 continua recebendo denúncias de campanhas irregulares

há 8 anos

A sociedade gaúcha continuará tendo disponível, até o segundo turno das eleições, o aplicativo Caixa 2, da OAB/RS, para fazer denúncias sobre propaganda e atuação irregular eleitorais. Transformar a cidadania em principal fiscal da atuação irregular nas campanhas é a ideia da ferramenta, lançada pela Ordem gaúcha, em parceria com o Conselho Federal e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A ideia é organizada e acompanhada pelo Comitê de Combate ao Caixa 2, criada para concentrar denúncias, filtrar e fiscalizar possíveis irregularidades por meios físicos e virtuais.

A ação vai ao encontro de atos anteriores da OAB/RS, como a luta pela Reforma Política e pelo fim do financiamento empresarial de campanhas empresariais, proibida pela Supremo Tribunal Federal, por entender que a prática contraria a Constituição. Com a decisão, a partir deste ano, as campanhas não poderão mais receber doações de empresas.

Basta baixar o aplicativo disponível para Android e iOS para que, cada cidadão, e não somente os advogados, possam relatar propaganda irregular, captação ilegal, gasto impróprio ou excessivo de recursos.

Além do aplicativo, a OAB manterá também um hotsite com as informações sobre a campanha, o material oficial para download e um canal para o recebimento de denúncias. Também há disponível um e-mail para denúncias ou dúvidas: comitecaixa2@oabrs.org.br.

Nas redes sociais, as pessoas podem utilizar a hashtag #contracaixa2 para divulgar a campanha e auxiliar na fiscalização nos municípios.

Oportunidade para a sociedade atuar em conjunto com a OAB

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, explicou que a iniciativa nasceu na OAB nacional, e que a Ordem gaúcha abraça a campanha para levar a ação a todas 106 subseções do Estado. “A mudança parte conjuntamente, envolvendo a sociedade brasileira diretamente no tema”, garante. “A OAB sempre está à frente desse tema. Estamos gerando uma grande oportunidade para a sociedade atuar conosco, mostrando a importância da sua fiscalização e da sua responsabilidade como eleitor”, argumentou.

Fonte: OAB/RS

  • Publicações25933
  • Seguidores83
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes-2016-aplicativo-de-combate-ao-caixa-2-continua-recebendo-denuncias-de-campanhas-irregulares/390558921

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)