Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Injúria racial a vigilante de banco resulta em indenização, afirma TJ/RS.

    há 7 anos

    Segundo o relato, o réu estava falando no celular ao ser barrado, puxou a porta, guardou o celular e tentou adentrar na agência novamente, mas a porta voltou a trancar. Nesse momento a autora afirma que o réu passou a proferir xingamentos racistas, a chamando de macaca e palhaça.

    Decisão da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) condenou um cliente de banco a indenizar uma vigilante por ofensas racistas proferidas após uma confusão na porta giratória do local. O caso aconteceu na Comarca de Canoas. A autora narra ser segurança de banco, e que o réu tentou entrar na agência, momento em que foi barrado pela porta giratória.

    Segundo o relato, o réu estava falando no celular ao ser barrado, puxou a porta, guardou o celular e tentou entrar na agência novamente, mas a porta voltou a trancar. Nesse momento, a autora afirma que o réu passou a proferir xingamentos racistas, chamando-a de macaca e palhaça. Ele disse ser cliente diário do banco e acusou os seguranças de estarem de "marcação". A polícia foi acionada e levou a autora junto com o réu até a delegacia, para registrar ocorrência por crime de racismo. O réu afirma que de fato houve discussão, mas que em nenhum momento proferiu ofensas racistas, e que a autora não compareceu às audiências.

    No 1º grau, o réu foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais no valor de 1 mil reais. A autora recorreu da sentença, pedindo o aumento da indenização. No TJ/RS, a desembargadora Catarina Rita Krieger Martins foi a relatora do caso e destacou o número de testemunhas presentes no local, que confirmaram a versão da autora, que afirma ter sido vítima de racismo. A magistrada cita o artigo 186 do Código Civil, nele se afirma que "aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito".

    "Ao chamar a autora de 'macaca', evidencia-se a prática de injúria racial pelo réu, ato que, por si só, é relevante o suficiente para causar sofrimento à requerente que foge da normalidade, interferindo no seu comportamento psicológico e na sua dignidade como ser humano, atitude que há muito é repelida pelo nosso ordenamento jurídico, sendo Princípio Fundamental Constitucional o bem estar do cidadão, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, garantido no art. , IV da CF", afirmou a desembargadora.

    Acatando o pedido da autora, a magistrada majorou o valor da indenização para 10 mil reais. O voto foi acompanhado pelos Desembargadores Jorge Alberto Schreiner Pestana e Túlio Martins.

    Processo nº 70072871841

    Fonte: TJRS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/injuria-racial-a-vigilante-de-banco-resulta-em-indenizacao-afirma-tj-rs/464829600

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 7 anos

    Injúria racial a vigilante de banco resulta em indenização

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)