Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cortadora de cana tem direito a descanso de 10 minutos a cada hora e meia de trabalho, diz TST

    há 6 anos

    Os ministros entenderam que a atividade é pesada e contínua e permite a aplicação, por analogia, do artigo 72 da CLT, que estabelece pausas de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho para digitadores.

    A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou uma usina do Paraná a pagar os intervalos não usufruídos por uma trabalhadora rural durante a jornada de trabalho no corte da cana de açúcar acrescidos do adicional de horas extras. Os ministros entenderam que a atividade é pesada e contínua e permite a aplicação, por analogia, do artigo 72 da CLT, que estabelece pausas de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho para digitadores.

    O juízo da Vara do Trabalho de Porecatu (PR) havia julgado procedente o pedido da cortadora de cana, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) reformou a sentença. Para o TRT, o intervalo do artigo 72 da CLT é devido somente ao empregado que trabalha exclusivamente com digitação. O relator do recurso de revista da empregada, ministro Guilherme Caputo Bastos, observou que o Ministério do Trabalho aprovou a Norma Regulamentadora 31, que fixa pausas para descanso nas atividades realizadas em pé ou que exijam sobrecarga estática ou dinâmica. O objetivo é preservar a saúde dos trabalhadores que atuam na agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal.

    Segundo o ministro, embora o texto da NR31 não defina claramente o tempo de descanso, o TST tem aplicado, por analogia, o intervalo previsto na CLT para os digitadores. Na sua avaliação, as duas atividades envolvem esforço repetitivo com excessivo desgaste físico e mental, o que justificaria a concessão da medida, “como forma de proteção à saúde do empregado”.

    A decisão foi unânime.

    Processo: ARR-1699-56.2016.5.09.0562

    Fonte: TST

    Fonte: TST

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cortadora-de-cana-tem-direito-a-descanso-de-10-minutos-a-cada-hora-e-meia-de-trabalho-diz-tst/640559389

    Informações relacionadas

    Fernando Henrique Loureiro Bardusco, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    A alienação fiduciária firmada entre a construtora e o agente financeiro não tem eficácia perante o adquirente do imóvel.

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciasano passado

    STJ Dez-22 - Provas Obtidas do Aplicativo Whatsaap Sem Autorização Judicial - Nulidade - Crime de Tráfico de Drogas

    Elayne Rodrigues, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    STJ: Lei Maria da Penha pode ser aplicada para mulheres transexuais

    Renan Silva, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Habeas Corpus. Alimentos. Aferição da Capacidade Financeira do Alimentante: Adequação da Via?

    Romes Sabag Neto, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    STJ: captação clandestina de sinal de TV não se equipara ao furto de energia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)