Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conquista para advocacia gaúcha: eproc será expandido para matéria cível em Porto Alegre a partir de 25 de março

    há 5 anos

    A advocacia gaúcha pode comemorar mais uma conquista. A partir do dia 25 de março, o eproc será disponibilizado na matéria cível na comarca de Porto Alegre, excetuadas na Fazenda Pública e Juizado da Infância e Juventude (JIJ). O processo eletrônico, de origem da Justiça Federal, foi adotado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), é um pleito da OAB/RS em prol da advocacia gaúcha.

    O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, afirma que cada avanço do eproc é um motivo de comemoração para a advocacia gaúcha: “O eproc é fundamental, pois auxilia muito o exercício profissional, além de trazer benefícios para cidadania devido à celeridade do sistema”, destacou. “O avanço na capital gaúcha, que já está em funcionamento nas Varas de Família, Sucessões e Curatelas da comarca de Porto Alegre, juntamente com as 7ª e 8ª Câmaras Cíveis e o 4º Grupo Cível, é sinal de orgulho, porque a advocacia se mobilizou para que isso acontecesse, e a seccional gaúcha levou esse pleito ao TJ/RS, que se sensibilizou e tem avançado no tema”, completou.

    Segundo o Comitê Deliberativo do eproc do TJRS, foi aprovada a expansão do sistema para a matéria cível na comarca de Porto Alegre, excetuando-se a Fazenda Pública e o Juizado da Infância e Juventude (JIJ). No Tribunal de Justiça, o sistema será implantado em todos os Grupos e Câmaras de Direito Privado, para julgar recursos/medidas originais de processos eproc de 1º grau. Para o Interior do Estado, a expansão do eproc começará em abril e se estenderá ao longo de 2019. O cronograma das Comarcas deverá ser divulgado em breve.

    eproc nas Varas de Família, Sucessões e Curatelas

    O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) publicou o ato 006/2019-P, que determina a obrigatoriedade do sistema eproc em Porto Alegre, para a competência de Família, Sucessões e Curatelas a partir do dia 18 de março. A decisão é do juiz-corregedor, André Luis de Aguiar Tesheiner.

    eproc no Rio Grande do Sul

    Segundo dados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), mais de dois mil processos estão em tramitação pelo processo eletrônico. Em Porto Alegre, existem 1323 ações pelo sistema, distribuídos entre o Foro Central, com 676, e os Foros Regionais da Restinga com 85, Foro Tristeza com 129, Foro Sarandi, 51, Foro Alto Petrópolis, 146, Foro Partenon, 207 e Foro do 4º Distrito com 29.

    No interior, o eproc está em pleno funcionamento em Encantado, que foi a primeira cidade a receber o projeto-piloto do eproc, e também em Marau. A primeira conta com 655 processos em tramitação enquanto a segunda conta com 238 processos em tramitação.

    Texto: João Vítor Pereira
    Arte: Leonardo Kaller
    Assessoria de Comunicação OAB/RS
    (51) 3287.1867/1821


    Fonte: OAB/RS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conquista-para-advocacia-gaucha-eproc-sera-expandido-para-materia-civel-em-porto-alegre-a-partir-de-25-de-marco/682648523

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)