Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/RS participa do seminário “Crimes eleitorais e conexos” da EJERS

    há 5 anos

    A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Barth, participou, na terça-feira (16), do seminário "Crimes eleitorais e conexos", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A discussão do evento se deu, principalmente, pela decisão do Supremo Tribunal Federal de aprovar, no mês de março, que crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, quando conexos ao de caixa dois, devem ser processados no âmbito da Justiça Eleitoral.

    "Aspectos Práticos dos Crimes Eleitorais e Conexos na Justiça Eleitoral" foi um dos temas debatidos pelos presentes, o qual teve como presidente da mesa a secretária-geral da OAB/RS. “É fato que a mudança está posta, e nós estamos aqui em um debate enriquecedor exatamente por isto, para conseguirmos, no exercício do diálogo, evoluir na busca do aperfeiçoamento do sistema jurídico”, ponderou Fabiana Barth.

    A secretária-geral adjunta reiterou que existe uma situação definida, e que agora se deve trabalhar em cima da decisão do STF: “Vamos buscar as nossas saídas jurídicas, também, para uma situação que está posta. Buscando, sempre, como juristas que somos, o aperfeiçoamento do direito do sistema de justiça, que tem como objetivo final produzir uma sociedade mais justa e mais solidária”, finalizou.

    O procurador Regional Eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, foi o primeiro palestrante a falar sobre o assunto. Ele concorda que, se analisar a partir do artigo 35 do código eleitoral, pode-se considerar essa decisão, mas que, “se agregar a quarta dimensão, o tempo, como critério hermenêutico, veremos que essa decisão foi equivocada. Segundo ele, “essa decisão está baseada em um texto de 1965, pré-constitucional, um texto que antecede a revolução que nós tivemos no Direito Penal e Processual brasileiro, vinda do plano normativo, por exemplo, de leis como a do crime organizado”.

    Em sua fala, o procurador Regional da República, Douglas Fischer, disse que “o problema não é a Lava-Jato vir para a Justiça Eleitoral. O problema são todos os crimes, sejam de competência Federal ou Estadual, estejam conectados com crimes eleitorais que virão”. Ele reiterou que, “quanto mais a Justiça separar os processos, mais eficiência terá nas investigações. O que é exatamente o que as cortes internacionais impõem ao Brasil, para que adote como procedimento de conduta”.

    Por fim, falou o procurador Regional da República, Antônio Carlos Welter, sobre a corrupção no país: “O que se estabeleceu, infelizmente no Brasil, foi uma grande orquestração criminosa que se desenvolveu nos últimos 25 anos e que se aprofundou nos últimos anos. Nós não podemos chegar agora e dizer que toda essa criminalidade é uma criminalidade eleitoral”, disse. Ele defendeu que a solução em torno desse problema não é necessariamente conferir meios para a justiça eleitoral, mas “fazer com que a justiça eleitoral se dedique àqueles fatos que são realmente de sua competência”, finalizou.

    O evento foi destinado a procuradores da República, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, advogados e também estudantes.

    Texto e Fotos: Renata de Mattos
    Assessoria de Comunicação OAB/RS
    (51) 3287.1867/1821

    Fonte: OAB/RS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rs-participa-do-seminario-crimes-eleitorais-e-conexos-da-ejers/698896318

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)