Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A herança do Código de Menores no Brasil do século XXI será tema de palestra

    há 5 anos

    Em agosto deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá analisar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3446, ajuizada pelo Partido Social Liberal (PSL) em 2005. Os ministros analisarão dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    O STF vai julgar o pedido para que se declarem inconstitucionais, entre outros, os artigos 16, inciso I, e 230 da Lei 8.069/1990, que vedam a detenção de crianças e adolescentes para averiguação ou por motivo de perambulação, desde que determinada por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária.

    Este tema estará em debate na primeira semana do Mês da Advocacia. A palestra “A herança do Código de Menores nas investidas legislativas do Brasil do século XXI” será realizada no dia 5 de agosto (segunda-feira), às 19h30, no Auditório da OAB/RS – que fica no segundo andar da sede da entidade.

    O conselheiro seccional e presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS, Carlos Kremer, destaca que o encontro é extremamente atual, tendo em vista que o STF julgará a ADI 3445no dia 7 de agosto – dois dias após a palestra. “Esse julgamento é importante e atual. Temos a evolução do Direito e das legislações no tema da criança e do adolescente. Isso poderá representar um retrocesso”, avalia.

    Kremer destaca ser importante a participação da advocacia, pois outros movimentos estão ocorrendo no Congresso Nacional que poderão representar alterações significativas em outras legislações. Ele lembra que existe um movimento muito forte para a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. “Existe desinformação e dados que não são corretamente observados. Não é possível essas medidas que aparecem na contramão da evolução da sociedade”, ressalta.

    Palestrante:

    Sandro Bobrzyk

    Advogado, Professor, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela FMP, Mestre em Direito e Doutorando pela PUCRS, Presidente da Fundação Irmão José Otão, Coordenador do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS.

    Coordenação:

    Carlos Kremer

    Advogado, Conselheiro Seccional e Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS.

    Apoio: Escola Superior de Advocacia (ESA), Fundação O Pão dos Pobres e Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    Mês da Advocacia

    Capacitações, cursos, debates, eventos e homenagens são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto na seccional e nas 106 subseções da OAB/RS. O Mês do Advogado é promovido pela Ordem gaúcha, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.

    Para participar, inscrições aqui

    *Será fornecido certificado de todas as palestras, conforme carga horária.

    Redes Sociais

    Acompanhe a cobertura da programação do Mês da Advocacia também pelas nossas redes sociais.

    Participe, tire suas fotos e compartilhe no Instagram, Twitter e Facebook com a hashtag #mesdaadvocacia

    Fonte: OAB/RS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-heranca-do-codigo-de-menores-no-brasil-do-seculo-xxi-sera-tema-de-palestra/733525343

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)